Mercado De Capitais
Ensaios: Mercado De Capitais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gerlanetx • 22/8/2014 • 232 Palavras (1 Páginas) • 288 Visualizações
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Finanças
Mercado Financeiro
Ações
Títulos e Obrigações
Corretoras de Valores
Forex
Derivativos
Commodities
Debêntures
Bônus de subscrição
Certificado de depósito
Comissão de Valores Mobiliários
Classificação de crédito
Imóveis
Sistema Bancário
Banco Central do Brasil
Lista de bancos do Brasil
Depósito
Empréstimo
Fachada da Bolsa de Valores de Nova Iorque
Fachada da Bolsa de Valores de São Paulo
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.
Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
...