Multiplan
Tese: Multiplan. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianagualberto • 19/5/2014 • Tese • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
A Multiplan é a maior empresa da indústria de shopping centers brasileira em receitas e a mais rentável do setor. Voltados para as classes A e B, esses shoppings têm em conjunto quase 3 mil lojas, mais de 500 mil m2 de ABL – Área Bruta Locável e cerca de 150 milhões de consumidores por ano. Com o aumento da concorrência, os shoppings tiveram de incorporar o conceito de serviço total, passando a oferecer facilidades que os tornassem mais atraentes, como cabeleireiros, correios, bancos, casas lotéricas, fraldários, atendimento médico etc. Hoje, este é o conceito dominante no mercado de shopping centers no mundo e também no Brasil. Quando o Grupo Multiplan decidiu as modificações que transformaram o seu empreendimento no BarraShopping do Rio de Janeiro em um dos mais completos shoppings da América Latina, as perspectivas no país e, em especial, na cidade não eram das mais animadoras (1993). Foi preciso coragem e ousadia para criar no Rio um empreendimento sem precedentes, apoiado por um poderoso projeto de marketing. BarraShopping Em 1981, quando foi inaugurado o BarraShopping, a população da Barra era de 50 mil habitantes. Hoje, passa de 200 mil ou chega a 1 milhão – se incluído Jacarepaguá. A região é detentora da maior taxa de crescimento populacional do Rio de Janeiro, aliada a um nível de renda entre médio e alto. Desde sua inauguração, o BarraShopping tornou-se uma referência de shopping center para os cariocas. Além de possuir estabelecimentos comerciais de primeira qualidade, conta com lazer, restaurante referência em gastronomia e diversos serviços.
De acordo com pesquisa realizada em 1992, 42% da população da Barra pertencia à classe A e 27% à classe B. Além disso, em 1993, apesar da recessão, verificava-se um boom de desenvolvimento da Barra da Tijuca, com o qual o Grupo Multiplan avistou uma grande oportunidade de expansão para o BarraShopping. Diversos projetos de expansão do sistema viário de acesso ao bairro estavam em fase de planejamento, como a construção da Linha Amarela – que ligaria a Barra às regiões Leste e Oeste do Rio. A Barra da Tijuca tornara-se a região ideal para a instalação de mega empreendimentos comerciais. O aumento populacional acelerado havia gerado uma lacuna de serviços no bairro. Para desenvolver seus planos, os administradores da Multiplan também analisaram os resultados de pesquisas qualitativas feitas na ocasião, que indicavam tendências importantes. A decisão também baseava-se na “Lei de Reilly”, também conhecida como “teoria gravitacional do varejo”. A Lei de Reilly prediz que a área de influência de um empreendimento comercial é diretamente proporcional ao seu tamanho e, inversamente, proporcional à distância das residências dos consumidores.
O projeto de expansão do shopping baseou-se, principalmente, nas necessidades da sua área primária, visando atrair os consumidores da Barra, mas, ao mesmo tempo, era importante tornar seu mix de lojas e serviços atraentes para conquistar os consumidores da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. Em função desse projeto, o BarraShopping investiu pesado em inovações nas áreas:
Diversão – Parque de diversões e moderno boliche. Cinema – Expansão e modernização. Moda – Grandes nomes da moda brasileira e internacional, e novo design destacando as lojas de alto luxo. Alimentação – Acesso e estacionamento privativo para uma área de restaurantes de alto nível. Expansão de fast-foods. “Mercado da Praça XV” – Uma reprodução do antigo mercado, que existiu na tradicional Praça XV, oferece aos visitantes um sofisticado e confortável mercado com acesso e estacionamento independente, manobrista e carregadores grátis. Eletrônicos – Reunião de todas as maiores redes. Luz e Verde – Modernização acompanhada da humanização dos shoppings, onde o destaque é a ecologia. Importados – Os produtos importados ganharam área privilegiada no BarraShopping, no espaço BarraFreeShopping. Serviços – Um Serviço de Atendimento ao Consumidor passou a ocupar espaço nobre no shopping, estabelecendo uma ponte entre consumidores e lojistas. Centro Cultural e Centro Ecumênico – O Espaço-Arte BarraShopping, na área de expansão, funciona como uma galeria de arte. O Centro Ecumênico dá espaço as manifestações religiosas. Nele podem ser realizados casamentos, batizados e cerimônias diversas. Cartão de Credito – O cartão BarraShopping-Visa oferece as vantagens do cartão Visa. Heliponto – Foi construído um heliponto
...