Negociando Com O Oriente Médio
Dissertações: Negociando Com O Oriente Médio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Merilehmann • 4/12/2013 • 545 Palavras (3 Páginas) • 504 Visualizações
O objetivo da palestra foi discutir questões relacionadas às negociações comerciais entre Brasil e Oriente Médio.
Até recentemente os brasileiros desconheciam o potencial dos países Islâmicos, nas áreas econômicas, culturais e, consequentemente, as oportunidades e recompensas advindas de negociações com tais países. A globalização, que permitiu maior acesso às informações, facilitou o conhecimento da grande diversidade cultural mundial, bem como, as possibilidades e benefícios que elas oferecem para uma boa negociação.
O mercado do Oriente médio é baseado em cima de uma cultura forte, que assim como todos os aspectos da região é pautado na religião.
Aproximadamente 45% do faturamento das empresas Brasileiras são obtidos através de negociações com o Oriente Médio, por isso o cuidado que as empresas exportadoras devem ter com todo o processo de negociação com o Oriente médio deve ser redobrado, um conhecimento mínimo dos costumes culturais árabes é imprescindível para se obter sucesso nos negócios. Isto porque, no mundo árabe um deslize no comportamento pode não ser visto como uma simples “gafe”, mas sim, como uma maneira de aniquilar toda uma negociação.
Existe uma grande diversidade de exigências dos países quanto aos aspectos sanitários e técnicos, como padrão de corte e preferências de consumo.
O processo Halal, faz parte dessas exigências, esse processo que é realizado no abate de frango deve ser segundo o que manda a religião mulçumana, prática que é avaliada por certificadoras islâmicas que possuem áreas de treinamento destinadas à formação de mão de obra especializada. Além disso, os vestuários e as facas amoladas são fornecidos pelas empresas de fiscalização. As exigências religiosas incluem que o animal esteja vivo antes do abate e que seja realizada uma oração de intenção, que a ave esteja completamente sem sangue antes de ir para a escalda em água fervente, e que a linha de produção dos frangos seja voltada para Meca.
Depois de terminado todo o processo, o produto recebe o selo Halal, que significa que foram seguidas todas as recomendações islâmicas e que o produto está aprovado para o consumo dos muçulmanos.
Outro aspecto considerado essencial para que a negociação se concretize é a confiança. Os produtos têm que ter qualidade e obedecer aos padrões impostos.
As exigências são cumpridas rigorosamente pela empresa exportadora, um representante certificado a realizar os processos de abate halal, fica presente do abate ao carregamento, sob pena de as exportações não se realizarem.
Em dezembro de 2003, o então Presidente Lula fez uma viagem histórica ao Oriente médio e países árabes a fim de estreitar relações entre o Brasil e o Oriente Médio, feito esse que não era realizado desde a ultima viagem feita por Dom Pedro II.
A cada ano se pode ver no Oriente Médio uma grande oportunidade em relação á negociações com o Brasil, pois como aquela é considerada uma das regiões mais conflituosas do mundo, as condições de produzir são mínimas, forçando a busca de matéria prima e alimentos em outros países do Mundo.
De uma forma geral, o que se precisa é que o Brasil venda mais sua imagem de grande exportador para os países islâmicos, para que assim possa aumentar o interesse
...