TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acesso Da Clasee

Ensaios: O Acesso Da Clasee. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

do trabalho onde é abordado um pouco sobre as divisões das classes sociais no Brasil, a classe C e seu poder de consumo, os fatores que interferem o poder de compra desses consumidores e a contribuição da área de serviço social na compreensão do comportamento desses consumidores no atual momento. A terceira parte trata-se da conclusão, e por fim as referências bibliográficas que sustentam o texto.

1 CLASSES SOCIAIS

O Brasil é um país onde habitam milhões de pessoas, e certamente nem todos vivem da mesma maneira. Tendo o país, ao longo dos anos, sofrido várias mudanças políticas e econômicas é de se esperar que nem todos possuem a mesma condição social, pois as desigualdades são muitas.

Em nosso país existem pessoas pobres, ricas e muito ricas e cada uma dessas pessoas faz parte de uma categoria econômica ou, como chamamos, uma classe social. Classes sociais são divisões hierarquicas de uma sociedade, cujos membros compartilham comportamentos similares, ou seja, um grupo de pessoas que tem o mesmo poder aquisitivo, a mesma função e os mesmos interesses (GOMES, 2007).

Ao contrário do que se pensa, as categorias econômicas, no Brasil, não tem a função de dividir a sociedade em classes sociais, mas sim a de estimar o potencial de compra das famílias e segmentar o mercado em classes sociais. Essas categorias são medidas pelo Critério de Classificação Econômica do Brasil (CCEB), e são utilizados indicadores como poder aquisitivo, escolaridade e ocupação, ficando as classes sociais subdivididas em A1, A2, B1, B2, C e D (BATISTELA;

...

Baixar como  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »