O Fome de Poder
Por: Junior Mantovani • 22/10/2018 • Resenha • 534 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Cinema e Conhecimento
Disciplina de Marketing
Resenha Critica: Fome de Poder
Turma: Administração de Empresas
1. Analise Descritiva: Fome de Poder
O filme conta a história de Ray Kroc, um “falido” vendedor autônomo de classe média com 52 anos que vendia maquinas de milk-shakes e como ele se transformou no fundador da gigante empresa de fast-food e multinacional McDonald's Corporation.
No inicio do filme aparece Ray, interpretado por Michael Keaton, indo a visita de um de seus clientes que fez um pedido de compra de 8 maquinas de milk-shakes, geralmente suas vendas eram bem menores, ele então foi conhecer Richard e Maurice McDonald, proprietários de uma barraca de fast-food na pequena cidade de Arcadia – Califórnia, e ficou deslumbrado com a eficiência, qualidade e rapidez de seu processo de fazer o lanches.
Ele, o mais rápido possível quis fazer parte disso, virando sócio dos irmãos com a ideia de criar uma rede de lanchonetes McDonald’s, ele investiu tudo o que tinha e o que não tinha, com o sonho de ser grande, somando com suas ideias inovadoras e sua grande fome de poder, não demorou muito para os irmãos virarem um freio para Ray, sempre freando suas novas ideias para evoluir que acabava saindo fora dos valores de Richard e Maurice McDonald, ele conseguiu registrar pra ele o nome McDonald's Corporation e abrindo uma outra empresa de aluguel de imóveis, imóveis esses que seriam todas as lanchonetes McDonald’s, como os irmãos não aceitaram suas novas ideias, eles foram proibidos de utilizar o seu próprio sobrenome em sua lanchonete.
Ray fez os amigos certos nos momentos certos, passou por cima de quem entrasse em seu caminho, tudo para saciar sua fome de poder. Hoje a McDonald's Corporation tem 37 mil pontos de vendas em 119 países, atendendo a 68 milhões de clientes a cada dia.
2. Análise Fundamentos Teóricos Aplicados ao Filme
Eu percebi alguns aspectos relacionados a marketing que foram muito importantes no crescimento do Mcdonalds, um deles é o modelo padrão dos lanches e das lanchonetes com cores muito chamativas e dois grandes arcos em amarelo formando um grande M de McDonald’s, assim, onde você encontrar aquele grande M terá a certeza da qualidade do alimento que ira comer. Outro ponto também foi quando ele criou outra empresa, comprando todos imóveis que utilizavam o nome McDonald’s para receber também o aluguel das lanchonetes de seus filiados, já que só os royalties não estavam o fazendo faturar como ele realmente gostaria.
3. Principais Interpretações Pessoais
Eu percebi que o filme deixou muito destacado que Ray Kroc passou a perna nos irmãos Mcdonald, um golpe, mas não foi isso que eu vi, na verdade os irmãos não tinham uma visão grandiosa sobre o negocio que eles próprios inventaram, sendo que eles não registraram nem o nome da própria lanchonete. Se não fosse Ray teria sido os concorrentes deles que copiariam suas ideias e processos as melhorando ainda mais, assim, os fazendo até, talvez, caídos em falência. Porque no final do filme ainda mostra que os irmãos saíram com bastante dinheiro após a audiência.
4. Considerações
...