O PROBLEMA DA CONTABILIDADE
Projeto de pesquisa: O PROBLEMA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenameneses28 • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 5.647 Palavras (23 Páginas) • 489 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
POLO DE ANANINDEUA
DISCIPLINA: CONTABILIDADE
TUTOR A DISTÂNCIA:
TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO
DESAFIO DE CONTABILIDADE: evolução da contabilidade, desde o seu surgimento no Brasil até as últimas alterações, com relação às normas internacionais, enfatizando os impactos da alteração das Leis 6.404/76, 11.638/07 e 11.941/09.
NOME: RA:
Ademar Brito 357466
Clarisse Padilha Silva 349722
Hugo Meneses 366983
Maria Alice Liberato da Luz 363857
ANANINDEUA, 18 a 26 DE NOVEBRO DE 2012.
ANANINDEUA
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
POLO DE ANANINDEUA
DISCIPLINA: CONTABILIDADE
TUTOR A DISTÂNCIA:
TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO
Trabalho apresentado como exigência parcial do processo avaliativo da disciplina contabilidade, do curso de administração elaborado a partir das etapas da ATPS. Polo Ananindeua da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. sob a orientação do professor tutor presencial Reginaldo Camelo.
ANANINDEUA, 18 a 26 DE NOVEBRO DE 2012.
BELÉM-PARÁ
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NOS TEMPOS DE HOJE 05
2.1 O papel da informática 05
3 A ABRANGÊNCIA DO CONCEITO DE SERVIÇO 06
3.1 A tecnologia e a inovação 06
3.2 O efeito das novas tecnologias 07
4 OS TRÊS NÍVEIS DA RELAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA E A EMPRESA 07
5 AS GRANDES ALTERAÇÕES DA TECNOLOGIA 08
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
O surgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. A contabilidade foi aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial, são todos marcos da nossa história que fizeram com que a ciência contábil se desenvolvesse. Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade. Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a Escrita e a Matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma à outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.
2. A origem da Contabilidade
A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada. O surgimento da contabilidade deu-se ainda nas civilizações da Antiguidade, estudos feitos nesta área, nos mostram que o homem primitivo já se preocupava em cuidar de sua riqueza. Existem registros de primeiros sinais da existência das contas e os primeiros exemplos completos de contabilidade a aproximadamente 4000 A.C, na civilização sumério-babilonense.
A contabilidade foi aprimorando-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial, são todos marcos da nossa história que fizeram com que a ciência contábil se desenvolvesse.
3. Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade
A Contabilidade tem vivido nos últimos anos uma revolução em termos de sua história, visto que recentes trabalhos arqueológicos encontraram vestígios da utilização de sistemas contábeis na pré-história, durante o período Mesolítico.
O período pré-histórico Mesolítico foi compreendido entre 10.000 e 5.000 A.C e foi marcado pelo aquecimento do clima da Terra pondo fim ao período glacial. Sua caracterização como período pré-histórico deve-se ao fato de situar-se antes do aparecimento da escrita. Fato que marcou o fim da pré-história. Esta mudança no clima da Terra favoreceu o aparecimento das primeiras grandes comunidades junto às terras baixas do Oriente Próximo, especialmente onde abundantes nascentes tornavam estas
...