TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É BENZARMARKA

Relatório de pesquisa: O QUE É BENZARMARKA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

2. O QUE É BENCHMARKING

Tecnicamente, pode-se definir benchmarking como um processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas próprias de uma empresa em relação aos concorrentes melhores colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança nesse ponto. Logo, podemos inferir que a essência do benchmarking consiste na idéia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo melhor do que nós.

Assim, o benchmarking centra-se na procura de pontos de referência com os quais compara-nos para melhorar o rendimento naquele aspecto que queremos medir. O benchmarking sugere um processo estruturado de identificação daquilo que queremos melhorar, um processo de investigação de oportunidades de melhoria, mas sim adaptar as melhores práticas do processo à mentalidade e cultura da nossa própria empresa.

Para realização do benchmarking, as organizações não devem ver somente os concorrentes diretos dos produtos de uma empresa. Na verdade, seria um erro fazer isso, uma vez que eles podem ter práticas abaixo das desejáveis. A empresa que serve como parceira de benchmarking nem sempre é óbvia, sendo necessária uma investigação cuidadosa para determinar as empresas a serem buscadas como parceiras de benchmarking e por quê.

Segundo Spendolini (1993, p. 10) benchmarking se constitui como um “processo contínuo sistemático para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de melhoria organizacional”. É tido como processo contínuo por ser gerencial e de auto-aperfeiçoamento, precisando ser contínuo para ser eficaz, uma vez que as práticas da indústria mudam constantemente.

O estudo obedecerá a um método e poderá analisar e comparar as práticas internas e externas ou, até mesmo documentar uma declaração de diferenças significativas. Trata-se de uma declaração verbal de medição das melhores práticas de indústria que devem ser implementadas para se atingir superioridade. E, embora seja de natureza qualitativa, descreve a oportunidade da adoção das melhores práticas.

De acordo com Waqued (2002), “as práticas podem ser quantificadas para mostrar uma medição analítica da diferença entre as práticas. Esta quantifica o tamanho da oportunidade. Está métrica constitui com freqüência a medição franca desejada pela maioria dos gerentes”. Porém, o benchmarking não é apenas uma investigação de medidas da função empresarial externa, mas uma investigação para determinar que práticas estão sendo usadas para assegurar eficácia e superioridade e quais delas atingem as medidas necessárias. Ele também não é apenas um estudo da concorrência, mas um processo de determinação da eficácia dos líderes da indústria através da medição dos seus resultados.

O Benchmarking pode ser realizado em produtos, serviços nos processos que entram na fabricação desses produtos. E pode também ser aplicado a todas as práticas e métodos de processos de apoio para se levar de forma eficaz esses produtos e serviços aos clientes e satisfazer suas necessidades. Assim, fazer benchmarking não é difícil. No entanto, ele requer uma quantidade suficiente de planejamento do projeto, instrução no processo, tempo de qualidade, suporte à equipe e fundos.

De todos os requisitos, o tempo da qualidade é o mais cruel. No final, o benchmarking torna-se uma maneira de se fazer negócios, uma vez que ele força uma visão externa para assegurar a precisão da fixação de objetivos. É uma forma de abordagem gerencial.

Ele obriga testar constantemente as ações internas em relação aos padrões externos das práticas da indústria. Promovendo o trabalho em equipe e dirigindo a atenção para práticas empresariais que visam a manutenção da competitividade, ele consegue remover a subjetividade da tomada de decisões.

Podemos dizer também que há uma ligação do planejamento estratégico com o benchmarking. Pois, elaborar estratégias empresariais implica no reconhecimento do ambiente no qual a organização se encontra, e o benchmarking como uma prática que subsidia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com