TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O comportamento organizacional

Seminário: O comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Seminário  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

O comportamento organizacional tem sido considerado pela literatura como conceito de suporte organizacional muito importante na compreensão do desempenho no trabalho, do comprometimento, da cidadania e da rotatividade, mas as pesquisas nessa área carecem de medidas confiáveis de percepção de suporte. O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo a rotatividade e promover a cidadania organizacional. É uma área de conhecimento relativamente nova. Para melhor compreender as pessoas, as organizações e o contexto, os pesquisadores e praticantes de CO tinham de contar com informações provenientes, de muitas disciplinas diferentes.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle. A explicação refere-se a razões que impulsionaram determinados fatos, acontecimentos e fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação especifica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade de monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho, gerando eficácia. Valores são convicções básicas de um modo especifico de conduta ou de valores finais é individual ou socialmente preferível a um modo oposto. O sistema de valores é uma hierarquia baseada na classificação dos valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade. Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros. A importância dos valores no estudo do comportamento organizacional estabelece a base para compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciar nossas percepções. Falar em percepção é falar do ser humano, nas suas relações com outros seres humanos, objetos, animais, símbolos, mito, conceitos e referências. O estudo do processo perceptivo é antigo. A percepção pode ser definida com o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente e dando motivação.

A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Como a motivação, de maneira geral, se relaciona com o esforço em relação a qualquer objetivo, vamos reduzir nosso foco nos objetivos organizacionais, para refletir nosso interesse especifico no comportamento relacionado com o trabalho. Os três elementos – chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade refere-se a quanto esforço a pessoa depende. O tipo de esforço que devemos buscar é aquele que vai em direção aos objetivos da organização e que é com eles coerente.

Finalmente a motivação tem uma dimensão de persistência. Essa é uma medida de quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço. Os indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos.

A mudança é vista como a aquisição de novos compromissos valorativos. Essa perspectiva admite a mudança como fruto de um novo sistema de valores ou crenças. O ser humano é autodeterminado e soberano sobre todos os objetos. A realidade organizacional só existe em função dos valores das pessoas, ou seja, a organização não tem existência à parte de seus participantes, e os objetivos organizacionais constituem, essencialmente, objetivos individuais. Essa perspectiva tende a uma concepção unitária e globalista da realidade, isto é, aceita o universo como um todo, e a separação entre objetos, espaço ou tempo é apenas questão de hábitos e conveniências.

As organizações exercem hoje uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade tendo como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Considera-se que as teorias e as práticas do CO tenham surgido por volta do século XVIII e XIX, a partir da revolução industrial do século XVIII e início do século XIX. As invenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com