PIM GESTAO EM LOGISTICA
Artigos Científicos: PIM GESTAO EM LOGISTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: heliomanaus • 18/4/2014 • 8.548 Palavras (35 Páginas) • 803 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo principal analisar as práticas de Gestão Organizacional de uma empresa em suas atividades logísticas através do planejamento, armazenagem, movimentação e controle de seus estoques tanto para matéria-prima como produto acabado, no que possibilita obter uma visão maior o quanto suas atividades são eficientes para atender seus planos de produção e a distribuição de seus produtos dentro dos prazos determinados.
Durante a execução de nosso projeto analisamos a organização nos aspectos de constituição da empresa, origem, segmento de mercado, produtos fabricados, concorrentes, força de trabalho, principais fornecedores e tipos de materiais fornecidos, segmento de mercado a âmbito nacional e internacional, organograma organizacional, balanço patrimonial, enfim a logística e suas operações, visando atender a missão da empresa em seu segmento.
A Hbuster da Amazônia mantém controle em suas atividades logísticas junto a seus parceiros, através do planejamento de seus processos desde a programação de sua produção, das operações logísticas de seus fornecedores, da sua Capacidade de armazenamento de material, de sua produção até a distribuição de seus produtos.
Todo esse processo é mensurado de acordo com os indicadores por meio de gráficos que demonstram a eficiência no atendimento ou não as suas metas internas e de seus fornecedores, onde os gestores podem avaliar por meio de indicadores como, índice de qualidade do fornecedor, giro de estoque, tempo de entrega de seus fornecedores, curva ABC de seus estoques, etc..
Através dos resultados apresentados neste projeto, podemos constatar que a empresa esta comprometida junto a seus fornecedores em obter seu material no tempo e na quantidade certa, visando atender seus planos de produção, reduzir custos com estoque e viabilizar todo o processo logístico e suas atividades, seja ela interna ou externa.
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO
A empresa estudada neste trabalho é a Indústria H-BUSTER DA AMAZONIA INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA, CNPJ . 03.376.682/0003-91 - INSCRIÇÃO ESTADUAL 1 16.913.410. 110 a qual utiliza como nome fantasia H-BUSTER, e tem como ramo de atividade a Indústria de Componentes Elétrico-eletronicos. Hoje a empresa encontra-se à Av. Torquato Tapajós, nº 4.500, CEP: 69093-018, bairro Colônia Santo Antonio, Galpão 1, endereço eletrônico: Guilherme.sp@hbuster.com.br. Site: WWW.hbuster.com.br
: Figura 1. Fabrica H-buster em Manaus.
1.2 DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORGANIZAÇÃO
A H-Buster é uma empresa 100% nacional, que deu início às suas atividades no Brasil em 1997 e, dois anos mais tarde, inaugurou em São Paulo a sua primeira fábrica, destinada à produção de alto-falantes para uso automotivo. A preocupação, desde cedo, com a qualidade dos produtos, a distribuição, a competitividade, o atendimento ao cliente e a atenção para com os consumidores fez com que, rapidamente, a empresa chegasse a uma posição de liderança do segmento no mercado interno. Conta atualmente com três fábricas, sendo duas na própria cidade de Cotia e uma em Manaus.
A empresa expandiu sua atuação em 2003, passando a produzir aparelhos de áudio e vídeo automotivos (inicialmente CD/MP3 players, seguidos de DVD players e monitores de LCD).
Em 2007, a unidade industrial de Manaus foi reinaugurada, após o término das obras de ampliação e modernização, que permitiram à H-Buster aumentar o volume de produção de aparelhos de áudio e vídeo para atender o aumento da demanda pelos seus produtos. Essa mesma fábrica veio a sofrer novas ampliações em períodos mais recentes, devido à entrada da empresa, no final de 2008, no segmento de TVs de LCD.
Figura 2. Croqui da empresa H-buster da Amazônia.
1.3 PORTE DA EMPRESA
Hoje com o crescimento econômico no ramo elétrico e eletrônico, a H-Buster ocupa desde 1999 a posição de liderança no segmento de sistemas áudio e vídeo embarcado, o que inclui a produção e a comercialização de DVD players, CD/MP3 players, navegadores GPS, monitores de LCD, amplificadores, acessórios e uma completa linha de alto-falantes. Desde 2008, está presente no mercado de eletrônica de consumo, produzindo e comercializando TVs de LCD e LED. Em Manaus (AM), a empresa conta com mais de 800 colaboradores. Portanto, podemos destacar que a empresa industrial se coloca em ritmo de crescimento em busca de ampliação de seus negócios.
1.4 PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
A empresa comercial H-BUSTER DA AMAZONIA apresenta um segmento forte e efetivo na produção de aparelhos eletrônicos, e para atuar em suas atividades de forma satisfatória e com qualidade em seus produtos, a empresa investe em de modernos equipamentos em sua infra-estrutura, assim como em suas atividades industriais tais como: Exaustores, ventiladores, bombas de recalque de água potável, elevadores de carga, ar condicionados, computadores, carros, iluminação com lâmpadas fluorescentes incandescentes, e na área de montagem e produção: Maquina de arquear caixas de embalagens, maquina seladora de fita adesiva, fonte de alimentação para teste funcionais em TV e HDB, Chroma para testes em TV – modelo: Model 8490 (Power testes), parafusadeiras, maquina de solda (Lead free), esteiras automáticas (TV/HBD), cabines de teste para auto-radio, maquina para processo em SMD, etc.
1.5 COMPOSIÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
Hoje a H Buster tem capacidade de produzir mais de 100 mil aparelhos automotivos de som e vídeo e de 80 mil televisores, por mês na planta de Manaus. O ritmo de crescimento da empresa, segundo Ho Yi, chega a ser superior a 30% ao ano.
Atualmente o quadro de funcionários da H Buster da Amazônia é composto por 800 colaboradores nas áreas de Fabricação, Logística, Manutenção, Administração e Coordenação. A maioria dos colaboradores está concentrada na produção e na área de logística. A Administração e a Coordenação trabalham juntamente com a Diretoria. Segue tabela abaixo:
Nº Funcionários Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional
800 5 19 776
100% 0,62% 2,37% 97%
Tabela e Gráfico 1. Composição da força de trabalho da Hbuster da Amazônia.
...