PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Monografias: PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorena.ferreira • 8/5/2014 • 4.093 Palavras (17 Páginas) • 201 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. NEGÓCIO
2.1 A missão
2.2 Os objetivos e metas da empresa
2.2.1 Situação planejada desejada – As estratégias
2.2.2 O Foco
3. ANÁLISE DE MERCADO
3.1 O setor
3.2 A clientela
3.3 A segmentação
4. PLANO FINANCEIRO
4.1 Investimentos
4.1.1 Investimento pré-operacional
4.1.2 Investimento fixo
4.1.3 Capital de giro inicial
4.1.4 Investimentos iniciais totais
4.2 Depreciação
4.3 Estimativas
4.3.1 Estimativa de receita mensal
4.3.2 Estimativa do custo variável sobre as vendas – mensal
4.4 Custos
4.4.1 Custo da mão-de-obra direta
4.4.2 Custo de materiais diretos
4.4.3 Custos variáveis mensais
4.4.4 Custo de mão-de-obra indireta com encargos
4.4.5 Custos fixos mensais
4.5 Resultados
4.5.1 Demonstrativo de resultado – mensal
4.5.2 Demonstrativo de resultado – anual
4.5.3 Demonstrativo de resultado para cinco anos
4.5.4 Margem de contribuição
4.5.5 Ponto de equilíbrio
4.5.6 Fluxo de caixa – anual
4.5.7 Fluxo de caixa acumulado para cinco anos
4.6 Análises de investimento
4.6.1 Payback – tempo de retorno do investimento
4.6.2 Valor presente líquido – VPL
4.6.3 Taxa interna de retorno – TIR
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS
7. APÊNDICES
1 INTRODUÇÃO
Com o passar dos tempos, a atividade artesanal tem sido cada vez mais apreciada e ganhando mais importância no cotidiano das pessoas. A partir do conceito exposto pelo Conselho Mundial do Artesanato, define-se como artesanato, toda atividade produtiva que resulte em artigos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com utilização de meios tradicionais, com habilidade, desenvoltura, qualidade e criatividade.
Empreender e inovar. Cada vez mais o mercado pede ousadia e esta é a proposta do projeto Arte Que Sustenta, olhando para a tradição e a cultura do país, com seu artesanato. Inovar em um mercado cada vez mais competitivo é mostrar que a tradição e a cultura de um país podem ser renovadas com materiais alternativos, atendendo a necessidade de poupar recursos naturais.
O propósito deste projeto é agregar a arte e a reciclagem de produtos em forma de negócios comerciais. Com a reutilização de recursos antes descartados no meio ambiente unindo o artesanato tradicional às técnicas de reciclagem, cada vez mais são possíveis se ver o apelo por sustentabilidade e reciclagem.
A proposta aqui é a união da arte tradicional e cultural com resíduos domésticos, na qual o perfil de cliente serão pessoas “antenadas” em arte, e que buscam produtos diferenciados, mas que preocupam em preservar o meio ambiente.
Trata-se de um segmento que tem crescido cada vez mais perante um mundo que pede por consumo consciente e preservação dos recursos naturais.
Ao entrar no mundo empresarial, é interessante advertir que existem pressões competitivas. Isso faz com que o empreendedor precise formar desde a implantação da empresa mecanismos estratégico para a sobrevivência do negócio. É conhecido que a Administração pode contribuir, garantindo grande parte do desempenho das atividades futuras. Começar um empreendimento sem experiência e conhecimentos exigidos, pode levar o empreendedor à falência de seu negócio. Já a busca de informações e meios para o crescimento do próprio negócio, pode auxiliar a diminuir o perigo de se chegar à falência.
Vale à pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio? Esta é a pergunta que deve ser estudada para saber se deve ou não investir em abrir um determinado negócio.
Para isso, é essencial à elaboração do Plano Financeiro para a implantação da empresa. O objetivo do Planejamento Financeiro é estabelecer e seguir uma estratégia, visando atingir objetivos, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de investimento e financiamento da empresa. Segundo Gitman (1997, p.588) "O planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.
Ainda conforme Hoji (2009, p. 492), no âmbito da função planejamento e controle financeiro, implica que o responsável pelas finanças adote procedimentos que facultem planejar (ou projetar) a necessidade, ou disponibilidade, de capital da empresa ao longo de um período qualquer”. Isso pode ser alcançado com a adoção de controles internos que abrangem as contas a pagar, as contas a receber e o fluxo de caixa (projetado e ocorrido) para Wernke (2008, p.7) “implementar controles eficientes, permite que sejam identificadas inadequações, bem como definir medidas para evitar problemas futuros”.
Com base em pesquisas feitas, levantamentos e estudos, será apresentado o Plano Financeiro da empresa Arte Que Sustenta.
2 O NEGÓCIO
Para Drucker (2002) negócio é criado e gerenciado por pessoas e não por forças. As
...