PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO"
Artigo: PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiana315 • 6/6/2014 • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 419 Visualizações
“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
ATPS
“PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO”
ATPS
Entrevista para a etapa 1, passo 1 da ATPS “Planejamento Financeiro e Tributário”
1: Qual a importância que o contador deve dedicar ao assunto “tributos”?
A dedicação tem quer ser constante, pois devido ao grande volume de informações e sua contínua complexidade acabam dificultando a aplicação de rotinas e o planejamento. As pessoas responsáveis pelo setor de tributos das empresas dispõem de pouco tempo para o cumprimento das rotinas e recolhimento dos tributos, às vezes de forma imprecisa ou incorreta, fato preocupante devido à contribuição para a empresa de um tributo recolhido de forma precisa, evitando pagamentos indevidos.
Além das pessoas que estão diretamente trabalhando no departamento fiscal, envolvem-se com rotinas associadas a tributos outros setores como, por exemplo, o pessoal do faturamento, que emite notas fiscais e calcula impostos. Portanto, a adoção de uma metodologia de trabalho, de forma regular e planejada, pelo menos dará condições á empresa de buscar nas pessoas envolvidas o melhor de seus conhecimentos e percepções, para enfrentarem o “dilúvio tributário” a que estão sujeitas diariamente.
2: Qual ou quais tributos demandam mais tempo para preparação, análise e apuração?
IRPJ e ICMS
3: O que você entende por Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la.
Todos sabem que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.
4: Na sua visão, qual a diferença entre contabilidade empresarial e contabilidade tributária?
Contabilidade Gerencial é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, A sua gestão é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade é a principal delas. A contabilidade gerencial não inventa dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. Enquanto a contabilidade tributária Apurar o resultado econômico do exercício social (lucro contábil), e seguida, atender de forma extra contábil às exigências das legislações do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, determinando a base de cálculo fiscal para a formação das provisões destinadas ao pagamento desses tributos, as quais serão abatidas do resultado contábil, para a determinação do lucro líquido do período base apurado.
Passo 2
A Contabilidade possui várias ramificações, ou seja, voltados à áreas específicas, dentre estas ramificações temos a Contabilidade Tributária, cujo objeto principal é assessorar as empresas nesse ambiente onde encontram-se inseridas e que está constantemente sofrendo mudanças devido à globalização e a necessidade de maior competitividade, e para o sucesso e a continuidade das empresas nesse país que tem uma das maiores cargas tributária é imprescindível um bom planejamento tributário para não acabar pagando o que não deve no meio de tantos tributos.
Passo 3
Leitura
Passo 4
Planejamento Tributário é a busca de práticas legais para gerenciar o pagamento de tributos. Ele deve ser detalhado, vislumbrando alternativas dentro de uma perspectiva temporal para maximização dos lucros. Por isso tem papel estratégico na preservação da empresa, em um ambiente de elevada carga
...