TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A IMPORTÃNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA 5

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL 5

2.3 EQUIVALENTE DE PRODUÇÃO 6

2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6

2.5 CONTABILIDADE GERENCIAL 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia da informação trou-se enormes benefícios para os profissionais contabilistas, tornando muito mais fácil realizar a contabilidade de uma empresa, por outro aspecto, as exigências aumentaram significativamente. A concorrência imposta pela globalização traz ao profissional contábil, a necessidade de produzir mais e melhor, assumindo mais funções dentro de uma empresa.

Nesse complexo sistema gerencial e contábil o presente trabalho vem discorrer sobre a importância da contabilidade industrial, contabilidade de custos, equivalente de produção, sistemas de informação, e contabilidade gerencial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

a) Contabilidade na atualidade

A contabilidade atual está em processo de transformação, devido às novas tecnologias, globalização do mercado consumidor e mercado produtor de bens e serviços etc.. Na atualidade, a concorrência se estende a todo mundo, onde uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo. Devido a essa concorrência ascendente, a empresa necessita, para sobreviver e ser competitiva, de um excelente de planejamento e controle, onde a contabilidade se torna essencial como ferramenta de controle e assessoramento.

O profissional contábil tem suprido de mão-de-obra especializada e qualificada dos administradores de empresas. A escrituração contábil, hoje é realizada por computador, via digitação de dados. Essa nova reformulação do papel do contador ocasionou o seu maior direcionamento para o trabalho intelectual, privilegiando áreas como a Contabilidade Gerencial.

b) Contabilidade x Indústria

A contabilidade na atividade comercial pode identificar facilmente os custos, para formar o preço de venda do produto, são os custos pagos pela mercadoria mais os tributos pertinentes, fretes e seguros. No ramo industrial é bem mais difícil calcular os custos dos produtos, devido a empresa comprarem matéria prima e a transformá-la em produtos, nesse processo de transformação existe uma série de custos, tais como: matéria-prima, mão de obra, energia, água etc...

Em uma indústria sempre necessidade de muitas informações, nesse contexto a contabilidade industrial tornou se uma ferramenta essencial que oferece apoio aos administradores.

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL

a) Principais objetivos

A contabilidade de custos nasceu da necessidade de informações maiores, principalmente com a revolução industrial, globalização e a concorrência. A contabilidade de custos trabalha a questão de dos custos envolvidos nos processos de fabricação e comercialização de produtos ou prestação de serviços, sendo o objetivo principal avaliarem e interpretar os custos no contexto geral da empresa, podendo assim identificar e quantificar a rentabilidade por produto ou serviço prestado. Sem esse aprofundamento gerado pela contabilidade de custos prejuízos podem não ser vistos, pois no montante o resultado pode ser positivo.

b) Importantes terminologias utilizadas na contabilidade de custos

Gastos: Sacrifício realizado para obtenção de bens e serviços, associado a entrega ou promessa de entrega de um ativo, geralmente valores monetários.

Ex: Gasto com mão de obra, com aquisição de mercadorias para revenda, com aquisição de equipamentos.

Desembolso: Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com o gasto (á vista) ou depois do gasto (á prazo).

Os gastos podem se classificados em:

Investimentos: Gasto com bem ou serviço ativado em função da vida útil ou benefício atribuído a períodos futuros

Ex: Aquisição de imóveis, de máquinas e equipamentos, materiais de escritório.

Custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços

Ex: Salário do pessoal da produção, matérias primas utilizada no processo produtivo,depreciação dos equipamentos da fábrica.

Perdas: É um gasto não intencional decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva anormal da empresa.

Ex: Incêndio, perda de matéria prima por enchente

2.3 EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Quando do encerramento contábil de um período, a produção encontra-se em diferentes níveis de acabamento, produtos acabados e produtos em elaboração, tem-se a necessidade de atribuir custos nas diferentes fases da produção. Equivalentes de produção é a atribuição do custo de forma proporcional a produtos em elaboração e produtos acabados, na forma de um rateio que permitirá dividir estes custos.

2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Concorrência entre empresas, maior produtividade, menor custo, novas oportunidades, são alguns desafios enfrentados pelos administradores dentro de uma empresa, nesse contexto a era da informática proporciona a geração de informações, relatórios com maior velocidade e segurança, sendo essencial na era da globalização. A contabilidade informatizada troou-se inúmeras vantagens, tais como: Aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos serviços, facilidade de acesso as informações das empresas, maior segurança das informações.

Há informática nos dias atuais é de fundamental importância, está presente em todos os lugares. Consequentemente, a contabilidade é um segmento que necessita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com