PROJETO PLANOS DE AVIÕES - VIDA
Projeto de pesquisa: PROJETO PLANOS DE AVIÕES - VIDA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GladysCassar • 16/10/2014 • Projeto de pesquisa • 965 Palavras (4 Páginas) • 421 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO
AVIÃO SALVA – VIDAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
1 ESTUDO DO CASO.........................................................................................4
2 APRESENTAÇÃO DO PROJETO...................................................................5
FIGURA DO PROJETO.......................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................8
INTRODUÇÃO
A prevenção de situações de risco de lesões e acidentes é fundamental. Mas, quando a prevenção é realizada e os acidentes escapam do controle, é de extrema importância que haja socorro com eficiência, segurança e rapidez.
A chegada do verão eleva o número de casos de afogamento no Brasil, não somente de banhistas, mas também com acidentes em transporte marítimo. O impacto do afogamento no setor saúde pode ser estudado por várias fontes, mas nenhuma delas totalmente completa e correta. A gravidade do problema não está só na alta mortalidade que produz. É importante considerar que para cada caso mortal relacionado com o afogamento, há número bem maior de resgates com lesões em graus variáveis.
Com tudo, a solução para esse problema pode estar no transporte aéreo. O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros, ele é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.
A partir das informações obtidas apresentamos o projeto, oferecendo ao longo do trabalho melhorias que possam ajudar num melhor desempenho do transporte aéreo com a finalidade de salvar vidas.
1 ESTUDO DO CASO
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte fluvial usa os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo.
Com o desenvolvimento da indústria automobilística e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é muito procurado para curtas viagens ou passeios de lazer. Como os cruzeiros, barcos, veleiros, iates, lanchas e Jet skis.
Embora o transporte marítimo seja bastante vantajoso existem alguns riscos, derivados de más condições meteorológicas, falhas técnicas ou erro humano. Levando a acidentes como o famoso naufrágio do Titanic, e o grave acidente do medalhista olímpico Lars Grael em Vitória, causado pela imperícia e irresponsabilidade do comandante de um iate, o que causou a mutilação de uma das pernas do atleta.
Nesses casos, a agilidade no atendimento aos acidentes pode salvar vidas ou até mesmo evitar uma perda de algum membro ou sequelas que a água em excesso no organismo e no sistema respiratório possa causar.
2 APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Com todo esse problema de agilidade no salvamento de pessoas em acidentes ocorridos em mar, vimos uma oportunidade em criar um projeto de avião que combine a rapidez de um aeromodelo e a versatilidade de um marítimo.
A aeronave, chamada de “1525”, foi baseada em procedimentos comuns para uma máquina a jato desse tipo, sendo projetada para seis passageiros deitados ou oito sentados e um piloto-médico. Medindo 4,5 metros de comprimento, 4 metros de largura e 2 metros de altura.
Seu ciclo de vida engloba:
Concepção: Definição das diretrizes pelo levantamento das necessidades e fixação de requisitos.
Viabilidade: Análise das possibilidades de execução física e financeira.
Desenvolvimento: Planejamento e execução do projeto da aeronave concebida, gerando dois conjuntos de documentação, Documentação de Projeto e Documentação Destinada aos Usuários.
Produção: Construção de exemplares em série conforme o projeto.
Implantação: Providências do operador para utilizar a aeronave.
Utilização: Operação
...