Planejamento Financeiro E Orçamentário
Monografias: Planejamento Financeiro E Orçamentário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra67camargo • 18/5/2014 • 3.922 Palavras (16 Páginas) • 317 Visualizações
SUMÁRIO
1. CONTROLADORIA___________________________________________4
2. FUNÇÕES DO CONTROLLER_________________________________5
3. EFICACIA EMPRESARIAL COMO ATINGIR _____________________7
4. ORÇAMENTO EMPRESARIAL_________________________________9
5. VANTAGENS DO ORÇAMENTO E LIMITAÇÕES ORÇAMENTARIAS_________________________________________11
6. FASES DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO_________________12
7. QUATRO CATEGORIAS DE ORÇAMENTO QUE COMPÕEM O ORÇAMENTO DAS OPERAÇÕES_____________________________13
8. SEIS TIPOS DE ORÇAMENTO_______________________________13
9. RESUMO________________________________________________15
10. CONCLUSAO_____________________________________________16
11. BIBLIOGRAFIA____________________________________________16
CONTROLADORIA
A Controladoria é um segmento da Contabilidade e surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de gestão. Essa área identifica a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo, ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de resultados econômicos favoráveis. O encarregado pela área de Controladoria em uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide hierárquica da organização..Surgiu nas grandes organizações norte-americanas, com a finalidade de realizar o controle centralizado de todos os negócios da empresa, envolvendo, inclusive, suas filiais, subsidiárias, divisões etc. Nessa fase, essa função era exercida por profissionais da área financeira ou contabilidade, devido às suas experiências em manipular informações econômico-financeiras, além da ampla visão sistêmica que dispunham da dinâmica empresarial.Assim, trata-se de um órgão dotado de missão, objetivos e metas para sua própria atuação. A missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.
A Controladoria na sua essência é um modelo de gestão, ou seja, gestão de sistemas integrados em toda a organização, que serão monitorados por um controller, desempenhando sua função de maneira muito especial. Dentro do ambiente contábil e financeiro da organização, responsável de organizar e reportar informações relevantes para a tomada de decisão nas organizações. Para Nakagawa(1993), “O controller acaba tornando-se o responsável pelo projeto e manutenção de um sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito de que a contabilidade, como principal instrumento para demonstrar a quitação de responsabilidades que decorrem da accountability da empresa e seus gestores, é suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação”.
As informações são levadas, ou melhor, gerenciadas pelo setor de Controladoria. O controller, cargo de staff entre gerentes e diretores, possuí a missão de trabalhar todas essas informações geradas pelo setor contábil, e só é possível para o controller ter sucesso nesse apoio a gestão empresarial, se a Contabilidade gerar as informações corretas, no tempo exato para que elas possam acontecer.
A Controladoria é o olho mágico, uma ferramenta que vai tornar disponível ao tomador de decisões as informações necessárias que irão aumentar o controle e o conhecimento do seu business, bem como demonstrar o efeito de cada componente de custo ou receita na análise dos resultados empresariais. A controladoria assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as seguintes etapas: planejamento, execução e controle. Além disso, ser apoiado por sistemas de informações que subsidiem as decisões que se fizerem necessárias em cada uma dessas fases.O ato de gerir pode ser entendido como um conjunto de atividades capaz de conduzir a organização ao cumprimento da sua missão. Para Chiavenato, gerir é "interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos".
FUNÇÕES DO CONTROLLER
Tradicionalmente, o controller não ocupa posição hierárquica de comando, mas de staff junto ao mais alto nível de uma organiza¬ção, prestando serviços de gestão de informações para apoio ao pro¬cesso decisório e acompanhando a evolução das atividades da empre¬sa. É um profissional que conhece profundamente a empresa e o ne-gócio em que ela atua.
Este profissional deve ter uma visão voltada ao futuro das ativi¬dades da companhia, fazendo um balanço entre o planejamento ad¬ministrativo definido no passado e os eventos que ocorrem no pre¬sente, destacando as implicações dos eventuais desvios no futuro da empresa. É do controller a respon¬sabilidade pelo planejamento e implantação de um sistema de in¬formações adequado aos diversos níveis da companhia.Nos tempos atuais, de avanços tecnológicos acelerados e de ciclos de mudança cada vez menores, aliados às constantes modifica¬ções nas legislações que ocorrem-nos diversos mercados em que as empresas atuam, o controller deve ser um profissional multifuncio¬nal, com conhecimento e experiên¬cias nas áreas contábil, financeira e administrativa.Formalmente, o controller deve apresentar formação em contabi¬lidade, com conhecimentos avan¬çados em sistemas de informações gerenciais, tecnologia da informa¬ção, aspectos legais dos negócios e visão empresarial, métodos quan¬titativos de análise de informação e processos de produção de bens e serviços. Na prática, as ofertas de vagas disponíveis para a posição inclu¬em fluência em inglês, conheci¬mentos e experiências em elabora¬ção de relatórios de resultados conforme os USGAAP, atuação em sistemas integrados de gestão, como SAP, e conhecimentos pro¬fundos em planejamento estraté¬gico e tributário. São citados como diferenciais o conhecimento em sarbanes-oxley e aplicação de fer-ramentas
...