Planejamento de midia
Por: xsilvestre • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
PLANEJAMENTO
DE MÍDIA
2016.2
Karoline Risso
Nadine Cardoso
[pic 1]
INFORMAÇÕES BÁSICAS
- PRODUTO
A TIM, empresa de telefonia, é subsidiária com a Telecom Itália. Fundada no Brasil em 1998, seu conceito de rede se deu apenas em 2002. A TIM possui um cenário de marketing inovador e preza pela busca mais pessoas conectadas, com mais rede 4G e pensando na economia.
A empresa apresenta uma nova identidade, com mudança do logo e reposicionamento no mercado focado em atributos como inovação, pioneirismo, qualidade, coragem e transparência. “Evoluir é fazer diferente” é a nova assinatura do grupo.
- PUBLICO ALVO
Ambos os sexos, de 16-50 anos da classe A até D e empresas coorporativas.
- PRAÇA
Rio de Janeiro – RJ.
- SAZONALIDADE
Não possui.
- MERCADO
Programação para televisão aberta, televisão por assinatura, revista, mídia exterior e internet. Há disponibilidade em todas as mídias para lançamento em mercado nacional, exceto para alguns estados no caso da mídia exterior.
OBJETIVOS DE MARKETING
O objetivo da campanha é buscar o reposicionamento da nova imagem da marca, sustentando a boa qualidade e mantendo os seus consumidores e também atingir possíveis novos consumidores.
Para isso, é necessário reestabelecer a confiança do público-alvo através de novos conceitos e valores, demonstrando transparência e inovação e investindo no crescimento da melhor rede 4G do estado do Rio de Janeiro.
OBJETIVOS DE MÍDIA
O objetivo de mídia é ampliar a visibilidade da campanha por meio das concorrentes, expondo uma visão totalmente inovadora da empresa e relança-la de forma a transformar a antiga imagem negativa que era concebida pelo público.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA – MEIOS
Os meios selecionados para a veiculação da campanha foram televisão aberta, cinema, outdoor e rádio.
Televisão Aberta – por ser o meio de maior alcance e penetração em qualquer público, favorece a estratégia de alto e rápido alcance devido as grandes audiências registradas. A veiculação da campanha nesse meio será durante o mês de julho.
Cinema – é um meio de entretenimento, um pouco mais segmentado e capaz de atingir um extenso público-alvo. O cinema também permite uma propaganda mais diferenciada e capaz de aguçar a curiosidade do público. A campanha nesse meio será veiculada nos meses de maio e junho.
Newsstand Media - tem uma boa penetração, amplia o recall e dá visibilidade a campanha. Como o outdoor convencional foi proibido em alguns bairros da cidade, a decisão de utilizar o newstand media se deu devido ao preço em conta e à capacidade maior de alcance. Isso faz com que o público seja impactado pela campanha diversas vezes e em vários locais. A campanha nesse meio será veiculada durante o mês de maio e depois novamente no mês de julho, para o encerramento da campanha.
Rádio – meio de alto impacto, possui uma linguagem mais popular, pessoal, possui um ritmo mais acelerado e objetivo com a programação variada, atingindo o público desde o mais jovem até as pessoas de mais idade. A campanha nesse meio será veiculada no mês de junho.
TÁTICA DE MÍDIA – VEICULOS
- TELEVISÃO ABERTA
As emissoras selecionadas foram Rede Globo e a Rede Record. Foram utilizados programas de grande audiência para que o objetivo seja alcançado mais rápido e de forma bem incisiva. Os gêneros são bem diversificados, justamente para alcançar um público maior.
- CINEMA
A empresa de cinema utilizada na campanha será a Kinoplex, que é uma grande empresa presente em boa parte do território carioca, presentes em shoppings de grande circulação com público de diferentes classes.
- NEWSTAND MEDIA
Os 52 newsstands espalhados pelo Rio de Janeiro pela zona norte, sul e oeste, estariam dispostos em pontos de alta circulação, tendo assim uma grande visibilidade do público diante da nova marca da TIM. Possui um baixo custo e possui um grande impacto no público alvo.
...