Prevenção de acidentes
Projeto de pesquisa: Prevenção de acidentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8676 • 14/10/2014 • Projeto de pesquisa • 8.363 Palavras (34 Páginas) • 195 Visualizações
INTRODUÇÃO
O atendimento a critérios de segurança e de higiene é fundamental para a
prevenção de acidentes do trabalho, constituindo-se o seu uso uma obrigação do
empregado e o seu fornecimento, um dever do empregador. Nesse sentido, o
empregador deve ser conscientizado de que a prevenção, levando-se em conta todos os fatores e consequências negativas do acidente do trabalho, é antes de tudo um investimento e não, uma despesa.
O trabalho acelerado frequentemente realizado em condições desfavoráveis, com
equipamentos inadequados, ruídos excessivos, calor, umidade e iluminação insuficiente causam um desgaste humano expondo o trabalhador a doenças profissionais.
A busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente é mais uma forma de se construir qualidade de vida .
As doenças ocupacionais/profissionais, são aquelas decorrentes da exposição dos trabalhadores aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes. Elas se caracterizam quando se estabelece o nexo causal entre os danos observados na saúde do trabalhador e a exposição a determinados riscos ocupacionais.
Para a abertura da pizzaria, é necessário executar alguns procedimentos exigidos pela Vigilância Sanitária, antes do início de suas atividades. Alvará sanitário, carteira de saúde atualizada de todos os manipuladores; água corrente potável, piso revestido de material liso, impermeável, resistente com inclinação suficiente para o escoamento de águas servidas, ralos com caixas sifonadas, pias e lavabos com Sifão ou caixa sifonada, recipiente com tampa, adequado para lixo, ventilação e iluminação adequada, armários com portas, para a guarda de vasilhames e demais utensílios, construídos ou revestidos internamente de material impermeabilizado, a critério da autoridade sanitária competente, higienizado e conservação geral, câmaras, balcões frigoríficos ou geladeiras de capacidade proporcional à demanda, em perfeito estado de conservação e funcionamento, com termômetro visível, para conservação dos gêneros alimentícios de fácil deterioração, recipientes de material inócuo, inatacável, sem ranhuras ou fragmentação para o preparo, uso e transporte de alimentos processo de higienização adequado para toalhas, higienização e desinfecção de copos, xícaras, pratos, talheres e demais utensílios similares barreiras que impeçam o acesso de roedores, insetos e outros animais que possam tornar os alimentos impróprios para o consumo humano. Necessário uniforme (gorro e avental de cor clara) para todos os manipuladores.
Desenvolvimento
Razão Social: Pizzaria De Lucca.
Nome Fantasia: De Lucca.
Localização: Rua Umuarama 82, Bairro Piraporinha – Diadema - São Paulo.
Atua no Segmento Alimentício.
Porte/Tamanho: Médio.
Visão: Ser uma empresa reconhecida como referência dentro da gastronomia Brasileira, buscando qualidade, agilidade no atendimento e manter um bom relacionamento com clientes, colaboradores e fornecedores. Sempre valorizando experiências com colaboradores e cliente. Para que seja um ambiente familiar.
Missão: Oferecer produtos e serviços na área da gastronomia, com qualidade e aspecto nutritivos.
Valores: Trabalhamos para promover saúde e boa qualidade de vida, Com comidas saudáveis, saborosas. Para agradar todos os públicos com serviços diferenciados rápidos e práticos. Em um ambiente familiar para saborear cada momento com pessoas agradáveis em um ambiente saudável, trazendo o bem estar.
Publico alvo: Todos
Quantidade de Funcionários: 40
Breve Histórico
Capacidade para 300 lugares, divididos em dois pavimentos, onde há acesso ao térreo.
Possui um pequeno espaço Kid (playground com piscina de bolinhas, jogos, brinquedos). Para crianças de 2 a 14 anos.
Temos um estacionamento com manobristas para conforto dos clientes. Trazendo bem estar familiar
Prevenção de Acidentes
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa. A doença ocupacional é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral.
Os agentes causadores de doenças do trabalho podem ser físicos, químicos, ergonômicos e biológicos.
A exposição de agentes principalmente em relação à cozinha tais como calor, ruídos, agentes, químicos, bactérias, fungos, maquinas sem proteção, iluminação deficiente podem causar sérios danos ao trabalhador.
Diante do exposto, é fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, já que a mesma possui um número razoável de funcionários, esta atenção primeiramente por zelar pela saúde e bem estar da equipe, posteriormente para evitar prejuízos maiores ao empreendimento, indenização, custas médicas, etc.
Para evitar tais desabonos é essencial considerar fatores como: cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas, galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas).
falta de iluminação;
Na pizzaria os funcionários o cuidam dos ruídos em excesso,
...