Producao Textual Interdisciplinar
Dissertações: Producao Textual Interdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chocolavo • 11/6/2014 • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 299 Visualizações
MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Para entender melhor o que a microeconomia e macroeconomia descreverei abaixo os três temas mais importantes e recorrentes dentro desses quesitos: a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
INFLAÇÃO
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos em um determinado país ou região, durante um período. Em um processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. A inflação é muito ruim para a economia de um país, quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia: ”No ano de 2012 a inflação brasileira foi de 5,84% (IPCA- índice nacional ao consumidor amplo). É importante ressaltar que a meta estabelecida pelo Banco Central Brasileiro é de 4,5%, com margem de dois pontos para mais ou para menos”. Ou seja, o aumento da inflação é devido ao aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos, a demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país e a emissão exagerada e descontrolada do dinheiro por parte do governo.
TAXA DE JUROS
Na economia e nas finanças, o conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de um crédito ou à rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. A taxa de juros pode ser fixa (mantém-se estável ou enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (é atualizada geralmente todos os meses de modo a adaptar-se a inflação, à variação da taxa de câmbio e outras variáveis).
Enquanto os rendimentos da poupança são mínimos a taxa de juros em relação á empréstimos é abusiva, pois, não existe um tabelamento de juros no Brasil, há apenas um teto para o custo dos empréstimos a aposentados. Mas de acordo com a decisão do STF “os juros abusivos acima dos praticados pelo mercado, são proibidos”, segundo o jornal “O Globo”. De acordo com o jornal, os consumidores, podem lançar mão do CDC para impedir abusos, quando se julgarem lesados.
TAXA DE CÂMBIO
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos da moeda nacional), No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Por exemplo, se a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$1,80. A taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação á outra. As cotações apresentam taxas para compra e para venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central. Existe somente um mercado de câmbio no País, a termologia “câmbio comercial: usado para operações realizadas no mercado de câmbio, tais como, exportação, importação, transferências financeiras etc.”; e “câmbio turismo: utilizado para classificar as operações relativas à compra e venda de moeda para viagens internacionais”; no entanto são utilizadas pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação. “Apesar da desvalorização, o câmbio ainda está abaixo da taxa de equilíbrio”, foi o que divulgou o jornal ”Agência do Brasil” dia 24/08/13, onde segundo o professor de economia André Nassif, o processo piorou com a crise econômica nos países avançados, que fez algumas das economias mais importantes do mundo reduzir e desvalorizar artificialmente as moedas. Como resultado, o dólar caiu ainda mais em todo mundo, levando a desindustrialização de diversos setores no Brasil.
MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
Trata das técnicas de análise de resultados, bem como as ferramentas necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia a dia no mundo dos negócios. Para entender melhor os métodos quantitativos descreverei abaixo alguns temas importantes e recorrentes dentro dessa questão.
MEDIDAS DESCRITIVAS
Servem para descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas. As medidas descritivas básicas mais importantes são as Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Medida de Tendência central é um valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados. As medidas mais comuns são:
• Média (aritmética) é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados;
• Mediana é o valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio;
• Moda é o valor mais frequente dentro dos dados.
MEDIDAS DE DISPERSÃO
As Medidas de Dispersão servem para indicar a ocorrência de muita discrepância entre o valor mínimo e o valor máximo de um conjunto de dados. Essas medidas indicam se os dados estão concentrados ou dispersos e o quanto são adequados para representar um conjunto. Quando um conjunto de dados varia pouco em relação à média, é porque essa média representa bem o conjunto.
As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são: a variância; a sua raiz quadrada, e o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão. A variância de uma variável aleatória é uma medida da sua dispersão estatística, indicando quão longe, em geral, os seus valores se encontram do valor esperado.
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
Os métodos de Amostragem Probabilísticos são preferíveis quando o utilizador pretende extrapolar com confiança para o Universo os resultados obtidos a partir da amostra. Neste tipo de amostragem é possível demonstrar a representatividade da amostra assim como calcular estatisticamente o grau de confiança com o qual as conclusões tiradas da amostra se aplicam ao Universo. Os métodos de Amostragem Casual, Probabilísticos ou Aleatórios mais utilizados são os seguintes:
• Amostragem Aleatória Simples;
• Amostragem Sistemática;
...