Produção
Dissertações: Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcosepf • 9/3/2015 • 675 Palavras (3 Páginas) • 109 Visualizações
Qualidade Total no sistema de produção
Definição: A gestão da qualidade total ( Total Quality Management “TQM”) consiste numa estratégia de administração utilizada para criar consciência da qualidade englobando todos os processos da organização.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
SEBRAE (1997): Qualidade total é a filosofia de gestão que procura alcançar o pleno atendimento das necessidades e a máxima satisfação das expectativas dos clientes ou usuários em todos os processos de uma organização. O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.
Origem do termo: Criado no Japão, a Toyota foi a primeira organização a empregar o conceito de Gestão da qualidade total, superando a etapa do fordismo, onde a responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No processo de TQM os colaboradores da organização possuem uma gama maior de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação da organização torna-se uma peça-chave da dinâmica organizacional, em todos os níveis.
Empregabilidade: A Qualidade total no sistema de produção tem sido amplamente utilizada por organizações públicas e privadas, seja ela de grande ou pequeno porte, em materiais, produtos, processos e/ou serviços. A busca da qualidade e conscientização do reconhecimento da sua importância, tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensáveis.
Vantagens do TQM:
• Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;
• Aumenta a produtividade;
• Reduz os custos internos;
• Melhora a imagem e os processos de modo contínuo;
• Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um processo, produto ou serviço feito conforme padrões, procedimentos e normas.
A organização que se dispõe a programar uma política de gestão voltada para a "qualidade total" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente, ou seja, constantemente devem ser avaliados os procedimentos utilizados pela mesma, sempre em busca de uma qualidade “ótima” para seus processos.
Objetivos:
O objetivo fim das organizações é voltado para a produtividade que visa à lucratividade associada ao desempenho. Por analogia, a finalidade de qualquer organização, nomeada empresarial é sobreviver, o que remete ao citado no parágrafo anterior.
Tendo como preceito a Qualidade total na produção, a empresa objetiva a lucratividade, e as melhores práticas, desempenhando desta forma o
...