Produção Textual
Pesquisas Acadêmicas: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilaini • 16/10/2013 • 2.196 Palavras (9 Páginas) • 425 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRODUÇÃO TEXTUAL 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será visto algumas técnicas e ferramentas financeiras, além de tributos inerentes às organizações. São técnicas que auxiliam o trabalho do administrador perante situações que irá enfrentar, tendo que fazer a melhor escolhe dentro de algumas possibilidades, analisando o melhor caminho para a empresa em determinada circunstância.
Também serão vistos algumas taxas e impostos importantes para uma empresa e a forma de serem tratadas, levando em conta como deve ser o cálculo para a obtenção de um melhor desempenho da empresa perante do mercado e das situações burocráticas que são enfretadas.
2 PRODUÇÃO TEXTUAL
O objetivo do planejamento financeiro é definir um conjunto de operações e aplicações financeiras que conduzam a um melhor resultado financeiro. Com efeito, uma determinada situação pode ser enfrentada de várias maneiras. Uma sempre é melhor que a outra. Em resumo, a função do planejamento financeiro é encontrar esta melhor solução.
Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento e uma empresa atingem resultados satisfatórios. O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual se pode destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas. Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.
Os planos financeiros de longo prazo são um modo organizado e sistemático, pelo qual se vê as necessidades de capital ou financiamento para transformar as aspirações da empresa em realidade. O planejamento financeiro em longo prazo auxilia a ordenar as alternativas, priorizar objetivos e dar uma direção à empresa. Em planos de longo prazo não se deve esquecer a conclusão de projetos existentes, linhas de mercadorias, ramo de negócios, reembolso de dívidas e quaisquer aquisições planejadas. Estes por sua vez, tendem a ser subsidiados pelos orçamentos e planos de lucro anuais, dando o aval para a continuidade de tais planos sem desequilíbrio financeiro da empresa. A falta de um planejamento financeiro em longo prazo é o principal motivo de ocorrência de dificuldades e falências de empresas. Planos financeiros em longo prazo possuem a tendência a serem custeados por planos financeiros em curto prazo e estão ligados a planejamento estratégico da organização.
Não há uma definição globalmente aceita para finanças em curto prazo. A diferença mais significante entre finanças de curto prazo e finanças de longo prazo é a duração da série de fluxo de caixas. Um dos pontos chave para o sucesso do planejamento financeiro de uma empresa concentra-se na previsão de vendas, pois partindo dessa previsão são criados planos de produção alternativos que levam em conta o tempo que será necessário para converter a matéria-prima em produto acabado, como os tipos e quantidades de matérias-primas necessárias. Acabado os planos de produção, a empresa tem dados suficientes para estimar as necessidades de mão de obra, despesas de fábricas e operacionais. Sendo apuradas todas essas estimativas, pode-se preparar a demonstração do resultado e o orçamento de caixa projetado. O orçamento de caixa é uma ferramenta básica do planejamento financeiro de curto prazo. Para preparar um orçamento de caixa tem-se que levar em conta diversos pontos da atividade financeira da empresa como, recebimentos de caixa, que são todos os itens que a empresa recebe de entrada de caixa durante um determinado período do planejamento financeiro.
Projeção de vendas constitui uma estimativa de vendas em unidades e valores de uma empresa para algum período futuro, geralmente se baseia nas tendências recentes de vendas e, ainda nas projeções das perspectivas econômicas do país, da região, do setor e assim por diante. O processo de planejamento de lucros está centrado na elaboração de demonstrações projetadas; a demonstração do resultado e o balanço patrimonial. A elaboração dessas demonstrações exige uma fusão cuidadosa de inúmeros procedimentos que levem em conta as receitas, custos e despesas, obrigações, ativos e participação acionária, resultante do nível de operações antecipadas.
Após os planos serem definidos e os resultados serem imaginados, têm-se de ter uma demonstração desses resultados esperados. Um modelo simples de desenvolver demonstração do resultado é usar o método em que os custos dos produtos vendidos, as despesas operacionais e as despesas de juros são expressos em termos de percentagens, em relação às vendas previstas. As percentagens apresentadas possivelmente serão as mesmas do ano passado.
Quando se quer uma análise de patrimônio projetado para o planejamento feito, se faz o Balanço Patrimonial Projetado. Esse balanço tem com saída o financiamento externo necessário para o fechamento das contas. Se o valor der positivo para o financiamento externo necessário significa que a empresa terá que levantar fundos externos, para financiar o nível de operação previsto para o período. Se o valor for negativo, tem-se a indicação de excessos de recursos, e tais recursos poderiam ser destinados para saldar dívidas e ou em compras de ações. Frequentemente essa técnica é utilizada para medir as necessidades de financiamento da empresa. Um dos fins das demonstrações projetadas é a estimativa de valor externo exigido para financiar um dado nível de vendas, outra finalidade é a base para analisar antecipadamente o nível de lucratividade e o desempenho financeiro global da empresa para o ano seguinte. Aspectos como liquidez, atividade, endividamento e lucratividade também podem ser auferidos com isso, pode-se preparar o demonstrativo de fluxo de caixa projetado.
Para se tornar eficiente e tiver uma maior credibilidade por parte da área administrativa da empresa o processo de planejamento financeiro deve atentar para pontos cruciais, como o planejamento de caixa, planejamento de lucros e a previsão de vendas, entre outros.
O processo de planejamento financeiro é um recurso administrativo da área contábil da empresa tornando-se bastante trabalhoso ao administrador financeiro, no entanto há uma metodologia aplicável em conjunto com o conhecimento das atividades da empresa.
Algumas técnicas
...