TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual De Adminisração

Projeto de pesquisa: Produção Textual De Adminisração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Uma economia aquecida em geral é bom para todos: há mais vendas para os empresários e mais empregos para os trabalhadores. Para manter o nível de inflação esperado, o governo faz uso da política monetária, por meio da taxa básica de juros, a Selic. Na micro e macroeconomia, alguns conceitos são de extrema importância, como a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, e este presente trabalho tem o objetivo de dissernir cada um deles e exemplificar sua importância na vida econômica atual.

Além disso tratarei sobre medidas descritivas e sua importância, tentarei demostrar de maneira simples, e clara ideias pertencentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações, como as medidas descritivas, números-índices e deflação de dados. Trata-ra também sobre os fatores que promovem um modelo de comportamento social consumista e os valores e costumas da organização social

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Podemos verificar a influência da inflação através da midia, como no exemplo publicado no site da UOL, em 09/10/2013 que diz:

Inflação sobe, mas fica abaixo de 6% em 12 meses pela 1ª vez no ano.

A inflação oficial acelerou para 0,35% em setembro, após avançar 0,24% em agosto, mas registrou queda pelo terceiro mês seguido no acumulado dos últimos 12 meses, segundo informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (9). A inflação oficial em 12 meses ficou em 5,86%, acima da meta do governo para o período (4,5%), mas dentro do limite previsto (de até 6,5%). É a primeira vez no ano que o indicador fica abaixo do patamar de 6% no acumulado dos últimos dozes meses. A alta dos preços no país foi considerada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) um dos obstáculos para o crescimento do país. Segundo a entidade, o Brasil deve ter o menor crescimento entre os países emergentes no próximo ano.

.

TAXA DE JUROS

Taxa de juros é Segundo a economia, o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo). Podemos verificar a influência da taxa de juros através da midia, como no site G1 no dia 27/09/2013:

Taxa de juros para pessoa física sobe de novo e é a mais alta em 15 meses

Em agosto, juro de pessoa física atingiu 36,5% ao ano, informou BC. Foi a terceira elevação consecutiva; juro é maior desde maio de 2012. Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo terceiro mês seguido em agosto. Segundo dados do Banco Central, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) ficou em 36,5% ao ano no mês passado. É o maior patamar desde maio de 2012, quando estava em 37,1% ao ano.

TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra, verificar a influência da taxa de câmbio através da midia, como mostra o site Economias.com no dia 20/09/2013:

Primeiros efeitos da taxa de câmbio sobre a inflação aparecem no IPCA-15:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de setembro apurado pelo IBGE ficou em 0,27%. De acordo com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, é possível identificar que alguns grupos já mostram sinais dos efeitos da valorização do dólar, com destaque para transportes e alimentos, pois o "grupo de transportes, que mostrou uma inflação de 0,06, foi influenciado pelo aumento das passagens aéreas decorrente, em parte, da alta do dólar. Além disso, no grupo dos alimentos, a alta no preço do pão francês e da farinha de trigo também reflete a alta do dólar", afirma o economista

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL

Medias descritivas:

Medias de tendência central: O conceito de medida de tendência diz respeito a medida de um valor que possa melhor representar a tendência de um conjunto de números, ou uma variável. As três medidas mais utilizadas são a média, a mediana e a moda.

Moda é a medida de tendência central que consiste no valor observado com mais frequência em um conjunto de dados.

Mediana é uma medida de tendência central que indica exatamente o valor central de uma amostra de dados.

A média é um conjunto de dados numéricos ao número que se obtém dividindo a soma dos valores de todos os dados pelo número de dados.

Medidas de dispersão: As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média. È fácil demonstrar que apenas a média é insuficiente para descrever um grupo de dados. Dois grupos podem ter a mesma média, mas serem muito diferentes na amplitude de variação de seus dados.

As principais medidas de dispersão são:

-Amplitude total: é a diferença entre o valor maior e o valor menor de um grupo de dados;

-Soma dos quadrados: é baseada na diferença entre cada valor e a média da distribuição;

-Variância: é a soma dos quadrados dividida pelo número de observações do grupo menos 1;

-Desvio padrão: É uma outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com