QUAIS OS TIPOS DE INVENTÁRIO, E COMO É FEITO.
Ensaios: QUAIS OS TIPOS DE INVENTÁRIO, E COMO É FEITO.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luizaofer • 15/7/2014 • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 39.859 Visualizações
INDAIATUBA
2013
Inventários
Inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos.
Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.
Saber o valor dos bens é uma tarefa comum nas empresas, bem como em outras situações onde se queira saber com rigor o que se tem e qual o seu valor.
Nas empresas importa efetuar uma relação entre os elementos patrimoniais com o seu valor, tal designa-se por Inventário.
Assim fazer um inventário consiste em analisar os elementos de um património, descreve-los e analisa-los.
Para realizar um inventário devemos primeiro proceder a identificação dos elementos patrimoniais existentes, posteriormente devemos descrever cada elemento apresentado e classifica-lo pelas classes existentes, por fim deve-se atribuir um valor a cada elemento patrimonial, ou seja, efetuar a valorização.
Os inventários podem ser:
Gerais – neste caso incide sobre todos os elementos que constituem um dado património, assim aparecem todos os elementos patrimoniais (faz-se uma descrição completa da empresa);
Parciais – já neste caso apenas abrange alguns dos elementos patrimoniais, ou seja, figuram apenas uma parte dos elementos patrimoniais da empresa.
Simples – os elementos aparecem dispostos sem atender a qualquer ordem, neste caso os elementos aparecem simplesmente numa lista.
Classificados – os elementos obedecem a diversas ordens, como por exemplo: segundo a sua natureza, característica ou função.
Consegue-se tirar uma melhor informação contabilística dos inventários gerais e classificados.
Por fim, os inventários ainda podem ser classificados:
Ordinários – são efectuados periodicamente, ou seja, são regulares e previsíveis;
Extraordinários – apenas são elaborados em consequência de condições excepcionais, ou seja, são imprevisíveis (Exemplo: por saída de um sócio, por venda do capital a terceiros, entre outros).
O Inventário é um só, o que existe é diferença de procedimento em virtude de algumas informações específicas, ou seja, pode ser inventário ou arrolamento (que é um procedimento mais simples e célere), e atualmente existe também o inventário por escritura pública, que é aquele feito em cartório, o que o torna ainda mais ágil do que o inventário pelo rito de arrolamento, porém, para poder fazer seu inventário pelo cartório, é necessário preencher alguns requisitos como, todos os herdeiros serem maiores, não haver discussão quanto à partilha dos bens, dentre outros.
Mas não se preocupe, todos tem o mesmo objetivo.
Mas é tudo muito simples.
O inventário é a descrição e avaliação dos direitos e obrigações, além dos bens matérias da herança, para fazer a partilha pelos herdeiros. Noutro giro, deve-se ajuizar a ação no fórum para fazer a partilha, através de advogado particular ou público.
Tipos de inventários
Os inventários podem ser classificados de acordo com as razões que levaram à sua acumulação:
Estoque cíclico
Inventário em trânsito
Estoque de segurança ou de buffer
Estoque especulativo
Estoque sazonal
Estoque morto
Estoque cíclico
Inventário que resulta do consumo ou de vendas previstas quando o lote de produção, transporte, consumo, venda..., diferem entre si!
Inventário em trânsito
São os produtos que estão em transito de uma localização para outra da cadeia de abastecimento – devem ser custeados em termos do ponto de partida.
Estoque de segurança
O estoque de segurança é mantido em excesso ao estoque cíclico devido à incerteza tanto da procura como do tempo de reposição:
Estoque especulativo
Inventário mantido em estoque por razões distintas da satisfação do cliente.
Por exemplo, a compra de matérias primas em quantidades superiores ao normal quando se prevê que venham a aumentar de preço.
Estoque sazonal
Acumulação de estoque antes do época de pico (sazonal) – produtos agrícolas ou produtos cuja a procura é determinada fortemente pela época do ano.
Estoque morto
Produtos para os quais não há procura durante um determinado período longo de tempo.
O produto pode constituir um estoque morto num determinado ponto da cadeia, mercado – transshipment – ou ao longo da cadeia toda!
Inventário do estoque de mercadorias
Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo de verificação dos estoques de produtos, mercadorias e materiais da empresa.
Esta verificação é feita “in loco”, através dacontagem dos itens.
Existem dois tipos de inventario: o Inventário Periódico (anual), que é feito no final de cada período contábil, tem efeito fiscal e é feito em todos os itens e o Inventário Rotativo que tem como finalidade detectar e corrigir diferenças, reduzir e eliminar possíveis perdas e é realizado em um número reduzido de itens, realizado durante o período contábil.
O inventário físico representa uma oportunidade de corrigir qualquer imprecisão nos registros.
Conceitos relacionados com o Inventário
Objetivos
- Aplicação dos conceitos básicos de gestão de inventário;
- Como calcular o estoque de segurança;
...