REDES DE COMPUTADORES WEB SEMÂNTICA
Por: Rodrigo Narciso • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.136 Palavras (21 Páginas) • 335 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
REDES DE COMPUTADORES
WEB SEMÂNTICA
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
2014
WEB SEMÂNTICA
Trabalho Projeto Integrado apresentado ao curso de Redes de Computadores da Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Tecnologo em Redes de Computadores
Orientador(a): Vaner Teixeira
RESUMO
O resumo é redigido pelo próprio autor, composto de uma sequência de frases concisas e afirmativas. Inicie com uma frase significativa descrevendo para o leitor a idéia do que trata o trabalho. Desta forma, o resumo deve fornecer informações sobre o tema, o problema e o objetivo da pesquisa, a seguir apresente o método, os resultados e as considerações finais. O resumo completo deve estar em um único parágrafo. É importante ressaltar que o trabalho será inicialmente conhecido pelo resumo aqui escrito, portanto, ele deve ser fidedigno ao trabalho desenvolvido. O espaço entre as linhas é simples (1,0 cm). Depois do término do resumo dê dois espaços e escreva as palavras-chave, que devem ser representativas do conteúdo do trabalho. Escreva de três a seis palavras chave, com a primeira letra em maiúscula e separada por um ponto final. Após o resumo segue sua tradução em língua inglesa (Abstract). Uma dica importante é a de que um texto inicial bem escrito pode influenciar, e muito, no interesse do leitor pela obra apresentada.
Palavras-Chave: Metodologia científica. Resumo. Pesquisa.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 05
- DESENVOLVIMENTO 06
2.1 Evolução da Web (Web 10 e Web 2.0) 06
2.2 Introdução a Web 3.0 (Web Semântica) 09
2.3 Ontologias da Web Semântica 12
2.4 Mercado e Ontologias 14
2.5 Como funciona a Web Semântica (Metadados) 15
2.6 Finalidade e Objetivo da Web Semântica como projeto 17
2.7 Web Semântica em aplicações - Softwares e Aplicativos 18
4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS 00
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 00
ANEXO 00
6 BIBLIO GRAFIA 00
1 INTRODUÇÃO
A Web Semântica, web 3.0 é uma nova geração que muda o conceito de navegação do usuário. É uma forma de navegação sensitiva, que consegue "entender" o perfil do usuário, e mantém uma "relação" através de tags e outros conceitos a respeito de suas preferências musicais,de consumo e relacionamento. Exemplos práticos como o Facebook, google e ferramentas como buscapé conseguem deixar claro o que é Web Semântica, e o quanto ela proporciona de facilidades em sua vida na rede.
Seu perfil, aliado a web 3.0 lhe poupa tempo e fornece aos bancos de dados informações valiosas a respeito do seu perfil, gerando assim, uma internet sua, com os seus gostos e suas possibilidades de consumo. Com o intuito de organizar a quantidade de informação que existe na rede a web semântica é mais do que um termo revolucionário, é uma nova maneira de obter informação e da rede obter dados a seu respeito que você tao pouco imagina. De acordo com artigo de Nicolas Muller (2011) a Web Semântica funciona de uma maneira que incorpora significado às informações da web. Isso proporciona um ambiente onde máquinas e usuários trabalhem em conjunto, se relacionem de uma maneira funcional. Tendo cada tipo de informação devidamente identificada, fica fácil para os sistemas encontrarem informações mais precisas sobre um determinado assunto.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Evolução da Web (Web 1.0 e Web 2.0)
Web 1.0
Para entendermos as transformações e benefícios da Web Semântica, precisamos entender o que havia, de fato, antes de sua criação.
Por isso, é importante entender o conceito de Web 1.0 e Web 2.0 para sabermos o que a Web 3.0 traz de inovador na interação homem - máquina ou homem-rede.
A Web 1.0 vem com o início da internet. Os sites eram estáticos, não havia possibilidade de interação. A grande maioria das páginas eram de empresas ou instituições públicas. Não existia a possibilidade, por exemplo, de comentar algo, alterar informações. O usuário apenas assimilava a informação e levava ela consigo. Não havia como compartilhar os dados da página. Tudo era estástico, assim podemos dizer.
Dessa maneira o usuário era uma espécie de espectador. Havia já, a existência de hyperlinks, mas apenas lhe permitiam acesso a outra página de informação, que levava a outra e assim sucessivamente.
[pic 1] Ainda na Web 1.0 existe um aspecto que hoje em dia deixou de ser vantagem: o anonimato. Na década de 90 ser anônimo e alterar sua identidade (nickname) era possível e altamente realizado. Como não haviam redes sociais nem tão pouco a necessidade de estar on line e facilmente localizado seu nickname poderia ser alterado por inúmeras vezes. Seguindo esta lógica, podemos comparar as contas de e-mail utilizadas por usuários no início da internet. Poucos mantinham seus nomes e muito menos sobrenomes em contas de e-mail. Sempre havia um apelido, um nome virtual que você se identificava na rede, diferentemente de hoje, onde seu nome é primordial caso você queira ser encontrado, seguido, compartilhado.[pic 2]
...