Regime de Caixa e de Competência
Seminário: Regime de Caixa e de Competência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanh • 17/9/2013 • Seminário • 629 Palavras (3 Páginas) • 420 Visualizações
ETAPA 2
Regime de Caixa e de Competência;
Efeito de lucro no Balanço Patrimonial e diferença entre Custos e Despesas.
REGIME DE COMPETÊNCIA:
Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao Patrimônio.
Este regime também é chamado de Principio de Competência e é universalmente adotado, aceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa ( Lucro ou prejuízo) de forma adequada e completa.
REGIME DE CAIXA:
O regime de caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de Contabilidade, aplicado basicamente ás microempresas ou ás ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, tais como Igrejas, Clubes, Sociedades Filantrópicas, etc.
A Receita será considerada ganha (contabilizada) no momento do seu recebimento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa (desembolso, Desencaixe).
Assim, o Lucro será apurado subtraindo-se toda a Despesa Paga ( dinheiro saiu do Caixa) da Receita Recebida ( dinheiro entrou no Caixa).
Por outro lado, todas as empresas necessitam ter seu Fluxo de Caixa como uma das mais importantes ferramentas gerenciais e este deve refletir não apenas fatos consumados, mas também aqueles que, não tendo ainda ocorrido, podem ser previstos.
CONCEITOS DE REGIME DE CAIXA:
Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores. Em outras palavras, por esse regime, somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo caixa.
CONCEITOS DE REGIME DE COMPETÊNCIA:
Decorre do Princípio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do resultado do exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo caixa( pagas ou recebidas): o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.
AS DIFERENÇAS ENTRE REGIME DE CAIXA E DE COMPETÊNCIA
Regime de Competência
Reconhece a receita quando ocorre a venda, com entrega da mercadoria ou prestação do serviço.
Reconhece despesa quando incorrida, independente de ter sido paga ou não.
Regime de Caixa
- São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros.
Se uma concessionária de veículos vende um automóvel por R$ 25.000,00, o regime de competência reconhece, hoje, a receita de R$ 25.000,00, embora o cliente tenha dado de entrada um carro usado
...