Registros contábeis de renda de certos tipos de transações e eventos
Tese: Registros contábeis de renda de certos tipos de transações e eventos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandremg94 • 2/11/2014 • Tese • 374 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Comitê de Pronunciamentos Contábeis 30
Objetivo
Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos.
Alcance
O Pronunciamento deve ser aplicado na contabilização das receitas provenientes das seguintes transações:
(a) venda de bens;
(b) prestação de serviços;
(c) utilização por terceiros de ativos da entidade que produzam juros, royalties e dividendos.
Definição
De acordo com o CPC 30, podemos definir como receita somente os ingressos brutos de benefícios econômicos recebidos e a receber pela entidade quando originários de suas próprias atividades, resultando no aumento do seu Patrimônio Líquido, exceto as contribuições dos proprietários.
Mensuração
A questão primordial na contabilização da receita é determinar quando e por quanto reconhecê-la. A receita deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber, geralmente acordado entre a entidade e o comprador ou usuário do ativo, deduzido de quaisquer descontos comerciais e/ou bonificações concedidos pela entidade ao comprador.
Quando o acordo constituir, efetivamente, uma transação de financiamento, o valor justo da receita é calculado a valor presente, ou seja, descontando todos os recebimentos futuros ou a taxa de juros que desconte o valor nominal do instrumento para o preço de venda à vista dos bens ou serviços.
A diferença entre o valor justo e o valor nominal da retribuição é reconhecida como receita de juros.
Reconhecimento
A receita proveniente da venda de bens deve ser reconhecida apenas quando: a) a entidade tenha transferido para o comprador os riscos e benefícios inerentes à propriedade dos bens;
b) não mantenha envolvimento continuado na gestão dos bens vendidos;
c) o valor dos ingressos seja confiavelmente mensurável;
d) seja provável que os benefícios econômicos associados à transação fluirão para a entidade;
e) as despesas incorridas ou a serem incorridas, referentes à transação, possam ser confiavelmente mensuradas.
Divulgação
1) Para fins de divulgação na demonstração do resultado, inclui somente os ingressos brutos excluindo quantias cobradas por terceiros (tributos sobre venda, bens e serviços e valor adicionado).
2) A divulgação da Receita deve ser feita conforme conceituada neste Pronunciamento fazendo uso de outras contas de controle interno, como “Receita Bruta Tributável”, para fins fiscais e outros.
3) A conciliação entre os valores registrados conforme o item 2 para finalidades fiscais e os evidenciados como receita para fins de divulgação conforme item 1 será evidenciada em nota explicativa.
...