Relatorios Contabeis
Pesquisas Acadêmicas: Relatorios Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gfavaron • 28/9/2014 • 387 Palavras (2 Páginas) • 384 Visualizações
Relatórios contábeis
É importante considerar as informações dos relatórios contábeis gerenciais para administrar uma organização com eficiência e eficácia. Os relatórios contábeis obrigatórios, além de atender às exigências legais, devem ser elaborados com a finalidade de apoiar o processo decisório. Os demais relatórios são ferramentas gerenciais que facilitam a tomada de decisão diante de situações específicas. As decisões mais satisfatórias e com menor grau de risco são aquelas tomadas sob a influência de informações precisas, completas e confiáveis. Os dados coletados agrupados, analisados e interpretados quantitativa e qualitativamente para caracterizar o setor; verificar como ocorre o processo de construção e elaboração dos relatórios contábeis gerenciais, sua importância; distribuição e utilização no processo decisório de tais organizações. A abordagem deste estudo e os resultados da pesquisa indicam que as organizações que dispensam muita importância aos relatórios contábeis gerenciais e utilizam as informações relatadas para influenciar o processo decisório contam com o apoio de uma ferramenta indispensável para aumentar seu índice de acerto na tomada de decisões, e alcançar os objetivos aos quais estão determinadas.
1°- Balanço patrimonial: É o demonstrativo contábil que reflete, em um determinado momento, a situação financeira da empresa, com todos os seus bens e direitos, constantes no ativo, assim como suas obrigações perante os sócios e terceiros, constante no Passivo. Para o analista, "o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas".
2°- Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE: É a demonstração analítica das variações do patrimônio líquido, causadas pela atividade da empresa, as quais ocorrem pela diferença entre receitas e despesas, retratando apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (fluxo de dinheiro). Para a demonstração de resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o patrimônio líquido.
3°- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL: Demonstram, de forma analítica, as variações de todas as contas do patrimônio líquido. Iudícibus (1998, p. 59), afirma que todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido são evidenciados através desta demonstração, bem como da formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro). Por esse motivo, o analista deverá examiná-la quando está analisando a entidade, pois a DMPL complementam os demais dados constantes no BP e na DRE.
...