Relatório De Crédito Empresa Drogasil S/A
Trabalho Escolar: Relatório De Crédito Empresa Drogasil S/A. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marciamarcal14 • 27/2/2014 • 991 Palavras (4 Páginas) • 621 Visualizações
Drogasil S/A
Empresa
A Drogasil S/A é uma Sociedade Anônima de Capital Aberto, que atua no mercado de Farma e Cosméticos e figura-se hoje, a terceira maior rede (por faturamento) no ranking nacional, segundo a ABRAFARMA.
Fundada em 1935, o atual presidente da rede é Carlos Pires Oliveira Dias que controla 26,21% das. Também compõem o quadro societário as empresas: Tantra Participações Ltda, Fidelity Investiments e Regimar Coml Ltda. Estas ocupam 30% da participação.
Com mais de 7 mil funcionários e com sede em São Paulo, possui ampla rede totalmente informatizada e com alto padrão de atendimento. Ao todo, são 352 lojas, distribuídos em 90 municípios de 6 estados (MG, DF, GO, ES, SP e RJ).
Com vendas 100% pulverizadas (Pessoas Físicas), o mix de produtos é composto por 70% de medicamentos e 30% não medicamentos. Dos medicamentos, 70% são genéricos, 14% OTC (sem prescrição) e 16% medicamentos de marca.
No primeiro trimestre de 2011, a participação da empresa no mercado nacional de medicamentos é de 4,5 %. E a previsão para este mesmo ano é a abertura de 50 novas lojas, além de um novo centro de treinamento para 150 pessoas no primeiro trimestre.
O quadro dos principais fornecedores é composto por grandes indústrias farmacêuticas e empresas de Bem de Consumo, como exemplo: Medley (40%), E M S (25%), Aventis (23%), Novartis e Procter e Gamble.
Análise Qualitativa
O ano de 2010 terminou com excelentes resultados para o mercado farmacêutico e 2011 começou com grandes expectativas, devido, em grande parte, ao forte desenvolvimento da economia nacional. Segundo a ABRAFARMA, a expectativa de crescimento é em até 10% em 2011.
Com marca sólida no mercado, segundo avaliação do instituto de pesquisa BrandAnalytics, a marca Drogasil foi classificada na 39° posição dentre as cinquenta marcas mais valiosas do Brasil.
O atual presidente, Sr. Carlos Dias, também assume o papel de vice-presidente do conselho de administração do Grupo Camargo Corrêa, no qual representa sua esposa Regina Camargo Dias.
Inserida em um contexto de crescimento, a Drogasil pretende abrir 50 novas lojas em 2011, dando continuidade a meta de se inserir em um novo Estado a cada ano. Em 2010 foram abertas 57 lojas.
No mercado, a empresa apresenta trajetória idônea, sem evidências de desabonos com bancos, clientes e fornecedores. Possui expressiva movimentação com a indústria, apontando somente uma baixa média de atrasos nas suas liquidações (média de, aproximadamente, 4 dias).
Atualmente, a empresa teve q adaptar suas lojas às exigências da ANVISA. As normas restringem a comercialização de medicamentos, limitando o acesso direto dos consumidores aos produtos, de modo a desestimular a automedicação. Além da proibição da venda de antibióticos sem receita ou a limitação da venda de itens não relacionados à saúde, por exemplo.
Em 2010, grande parte de seu investimento total esteve relacionado à abertura de novas lojas, além de reformas e modernizações de instalações, atualizações tecnológicas, sistemas e equipamentos para dar suporte ao processo de expansão. Outro fato relevante é sua capacidade logística (CD’s bem distribuídos e pontos comerciais em lugares estratégicos e com localizações privilegiadas).
Os principais fatores externos q podem impactar a empresa seriam: Mudança de Poítica Governamental;
Análise Quantitativa
O comparativo dos exercícios de 2009 e 2010 mostrou crescimento de 16,8% no desempenho de vendas (Receita Bruta), em função dos fatores que seguem: o crescimento de vendas das lojas de 11,0% em 2010; as lojas em maturação entre 1 ano e 3 anos de funcionamento (70 lojas ao final de 2010) apresentaram crescimento de 34,1%; o crescimento de 1,40% do segmento não medicamentos na composição de vendas.
Em 2010, a Margem Bruta representou 22,9%, expansão de 0,60% em relação a 2009. Neste ano, o segmento de
...