SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TatianaLeonel • 7/3/2015 • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 452 Visualizações
RESUMO DO CAPÍTULO 11 DO PLT: “SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – SIG”
Introdução
O presente resumo busca apresentar aos colegas a avaliação da importância do sistema de informação gerencial (SIG) para uma importante tarefa do cotidiano empresarial: o processo de tomada de decisões.
Serão abordados os estudos sobre as teorias gerais dos sistemas e sua evolução como campo de pesquisa, a composição dos elementos estruturais dos sistemas de informação e as políticas de gestão da informação, como base para o uso das ferramentas desenvolvidas como instrumento de gestão e sua final aplicação dentro dos métodos desenvolvidos para a tomada de decisão.
Importância do sistema de informações
Em função das mudanças aceleradas, principalmente no que diz respeito aos avanços da tecnologia, o bom sistema de informação será fator preponderante na tomada de decisão. Um desenvolvimento gerencial eficaz e eficiente pressupõe, em qualquer organização, a existência de infraestrutura informacional para a tomada de decisão, de forma ágil e segura. O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada.
Na atualidade, o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistema de informação.
A tecnologia da informação inovou o mundo dos negócios, pois é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa e, por consequência, apoiar os processos empresariais. Os processos empresariais, por sua vez, precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia.
As empresas precisar estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas. Para tanto, buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas.
Portanto, a razão mais forte pela qual as empresas constroem os sistemas, então, é para resolver os problemas organizacionais e para reagir a uma mudança no ambiente. Propiciando uma visão das decisões, a empresa garante um grande diferencial em relação aos concorrentes e os gestores podem tomar decisões mais rápidas e de fontes seguras.
Teoria Geral de Sistemas (TGS)
A busca pela solução dos problemas conduz os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que dará condições para administrar o todo.
Segundo Chiavenato (1993), a teoria geral de sistemas detém-se na análise das relações do ecossistema e da capacidade de aplicação dos conceitos desenvolvidos em cenários práticos e tem como premissas básicas a organização do sistema como indivíduos, como grupos de indivíduos, aumentando sucessivamente até a condição de sistema aberto.
Para o tema aqui abordado, a empresa interage com a sociedade e o ambiente onde ela atua, caracterizando, essencialmente, o chamado sistema aberto. Ela capta no meio externo os recursos brutos, processa e devolve ao ambiente externo em forma de bens ou serviços prestados, ou ainda informações, atendendo as necessidades da sociedade.
Estrutura organizacional
Os componentes dos sistemas de informações são partes integrantes das organizações, embora as organizações também sejam compostas por outros elementos essenciais (pessoas, sua estrutura, seus procedimentos, suas políticas e sua cultura), e devem apoiar todos esses elementos para oferecer suporte nas transações dessas relações.
O sistema de informação apoia a organização de diversas maneiras, tantas quantas refletem suas divisões de trabalho e desempenha três papéis vitais em qualquer tipo de organização: suporte nos processos operacionais (nível operacional); suporte na tomada de decisão de seus funcionários e gerentes (nível gerencial ou tático); e suporte nas estratégias para ganho de vantagem competitiva (nível estratégico) – O’Brien, 2003, p. 9.
O papel da informação nas organizações
Os administradores não podem ignorar os sistemas de informações porque estes desempenham um papel fundamental nas organizações atuais. Os sistemas de hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem, planejam e gerenciam seus funcionários e determinam quais produtos serão produzidos, onde, quando e como (Laudon; Laudon, 2004).
Como dito acima, o principal papel dos sistemas de informações nas funções empresariais está relacionado com as atividades especializadas das organizações – vendas, marketing, produção, contabilidade e recursos humanos (Laudon; Laudon, 2004).
Outras essencialidades:
- da perspectiva econômica, o desenvolvimento dos sistemas de informações apresenta fator produtivo capaz de substituir o capital e o trabalho;
- com informações mais rápidas e em quantidade elevada menos gerentes médios são necessários para organizar o trabalho e a burocracia; tais teorias comportamentais auxiliam o processo de tomada de decisão e a estrutura hierárquica da empresa;
- os sistemas de informação podem ser utilizados como fonte de informação para o desenvolvimento e criação de produtos e serviços exclusivos;
- o planejamento estratégico da organização deve estar integrado, alinhado e com sinergia entre os setores envolvidos, ou seja, os sistemas de informações, os sistemas de conhecimento e a tecnologia da informação; isso resume os objetivos e as estratégias das funções empresariais: produção ou serviço, comercial ou marketing, materiais ou logística, financeira, recursos humanos e jurídico, dependendo do tipo da organização; tal integração originou o alinhamento estratégico dos planejamentos setoriais (Rezende, 2003).
Gestão da informação
A gestão da informação identifica os recursos informacionais, criando estruturas de aprendizagem, incluindo dimensões estratégicas e operacionais, e adaptando-as às mudanças do ambiente. Toda a criação, aquisição, armazenamento, análise e uso da informação gera a estrutura de crescimento do desenvolvimento da organização
...