SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGOCIO
Artigo: SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGOCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taynaavi • 18/10/2014 • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGOCIO
AUTOR(A): Diana Dal Masso
EPÍGRAFE
“É melhor tentar e falhar, que se preocupar e ver a vida passar; é melhor tentar, ainda que em vão, que se sentar fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver [...]”.
Martin Luther King.
RESUMO:
Nos dias atuais é notável a preocupação cada vez maior com Sustentabilidade do nosso planeta, e esta palavra nova em nosso cotidiano esta sendo usada com muita freqüência pois ela é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. E é a sociedade humana a responsável por descartar resíduos e efluentes que juntamente com a poluição mundial, causam a perda da biodiversidade ambiental. Estes fatos ocorrem através de fenômenos como o aquecimento global que tem como causa principal a queima de combustíveis fósseis e ainda outras agressões causadas pelo homem à natureza, que são resultado de suas ações desmedidas. Com essa preocupação crescente sobre o meio ambiente e com base nas preocupações que o tema causa, nos últimos anos foram obtidas muitas e importantes conquistas ambientais, através de movimentos ecológicos entre outros, em setores interessados na preservação do nosso patrimônio natural. Nesta luta muitos empresários de vários setores, vêem adotando posturas ambientais diferenciadas e mais corretas. Utilizando formas sustentáveis para ajudar na preservação do patrimônio natural e cultural que possuímos, com iniciativas de conservação e busca de formação de uma consciência ambientalista. Essa mudança vem se tornando cada vez mais visível, e através da interpretação do ambiente, podemos promover o bem-estar das populações envolvidas neste contexto.
Palavras-chave: Práticas Sustentáveis, Responsabilidade social, Responsabilidade Ambiental.
INTRODUÇÃO:
Em nosso dia a dia percebemos a real importância da palavra sustentabilidade que mesmo sendo recente em nosso vocabulário, vem alcançando significados muito diversificados na sociedade e na cultura atual. Sustentabilidade é uma palavra que vem do latim, e que se origina da palavra “sustentare”, que encaminha para noções como: comportar, resguardar, auxiliar, colaborar, segurar, preservar em bom estado, fazer frente, suportar, ou seja, a mesma possui uma amplitude muito grande.
Essa questão da sustentabilidade se transformou em um tema muito importante em debates sobre desenvolvimento ambiental, que atrai o interesse de empresas, governos e da sociedade civil em geral, por ser polêmico e de interesse de todos. Podemos perceber que em nosso dia a dia enfrentamos dilemas relacionados como: o aquecimento do planeta, escassez de água potável, custos de energia cada vez mais elevados, mudanças climáticas que causam muitos transtornos, e ainda uma demanda social grande em busca de responsabilidade corporativa por uma qualidade de vida mais saudável.
A amplitude que este tema esta tomando dentro do conceito global de sustentabilidade, nos mostram os aspectos ambiental, social e econômico que passam a ser incorporado nas estratégias de corporações e em cadeias de negócios. E na questão especifica do agronegócio brasileiro, existe uma forte pressão de entidades da sociedade civil e de instâncias de governos internacionais para que o setor adote de forma mais ampla práticas sustentáveis e de responsabilidade social junto a todos os elos das cadeias produtivas de diversos sistemas integrados.
Estes objetivos poderão ser atingidos com a geração de conhecimento, promoção de diálogo, troca de experiências e da divulgação de estudos e ferramentas em prol da sustentabilidade do agronegócio. Ajudando com isso na contribuição do desenvolvimento da sustentabilidade.
DESENVOLVIMENTO DO TEXTO
Sustentabilidade segundo vários estudiosos é definida como a capacidade de ser sustentável. Esse conceito quando é aplicado em relação à atuação humana no que se refere ao meio ambiente em que vive podemos compreende la plenamente, pois sustentabilidade é a capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas e aglomerados produtivos em geral, possuem de se manter inseridos em determinado ambiente sem causar impactos violentos a estes. Podemos entender que é a capacidade de usar os recursos naturais e de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas especificamente para este fim.
O tema sustentabilidade é foco de inúmeros estudos e pesquisas, por ser um tema polêmico e que se encontra em constante debate, pois o mesmo possui importância mundial. Mas precisamos entender que sustentabilidade é muito mais conhecer seu significado que é bonito e orientado para empresas e organizações que estão ligadas ao meio ambiente. Por ser muito importante a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo e ser um fator decisivo que ira possibilitar a sobrevivência da raça humana e ainda a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais existentes em nosso planeta. Somente se entendermos a importância de adoção de práticas de sustentabilidade podemos também entender que essas alterações climáticas que estamos enfrentando poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo, com ações de prevenção e conscientização da população, e assim os nossos recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que favoreceria a humanidade na busca de formas mais eficientes para resolver esses problemas em um prazo de tempo maior.
O autor Giordano (2003) possui a seguinte definição: “sustentável tem como sinônimo a palavra suportável. Tem-se, portanto que um determinado meio tem uma capacidade de
...