Saldo da empresa
Tese: Saldo da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orides • 28/3/2014 • Tese • 397 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
1. Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial das empresas está dividido em:
● ATIVO, onde estão registrados os seus direitos e os bens.
● PASSIVO, que representa as obrigações e os recursos próprios.
Balanço é como se fosse uma fotografia do valor contábil da empresa, em uma determinada data. É como se toda a empresa tivesse ficado imóvel, momentaneamente O Balanço é apresentado em dois segmentos: no lado esquerdo, estão os ativos, e no lado direito vemos os passivos e os recursos próprios da empresa. No balanço está evidenciado o que a empresa possui e como as suas atividades e os seus bens são financiados.
Matematicamente o Balanço Patrimonial poderia ser apresentado pela seguinte formula: ”Ativos = Passivos + Patrimônio dos acionistas (dos sócios). Colocamos um sinal de identidade na equação para indicar que a igualdade deve sempre vigorar, por definição. Na realidade, o patrimônio dos acionistas é definido pela diferença entre os ativos e os passivos da empresa. Em princípio, o patrimônio é o que os acionistas deveriam ter na empresa, depois que esta saldasse todas as suas dívidas [...]. Os ativos são apresentados, no balanço, segundo a ordem do prazo que normalmente se passa até que uma empresa em funcionamento normal os converte em dinheiro. O lado do ativo depende da natureza do negócio e de como a administração decide conduzi-lo. A administração precisa tomar decisões quanto aos níveis relativos de caixa versus aplicações financeiras, vendas a prazo versus vendas a vista, se deve fabricar ou comprar mercadorias, arrendar ou comprar bens, os tipos de atividade em que deve se envolver, e assim por diante. Os passivos e o patrimônio são apresentados na ordem em que devem ser pagos. O lado do passivo e do patrimônio dos acionistas reflete os tipos e as proporções de financiamento, os quais dependem da escolha pela administração de uma estrutura de capital, como, por exemplo, as proporções entre capital de terceiros e capital próprio, e entre endividamento de curto e de longo prazo” (ROSS et al, 1995, p. 42).
O Ativo do Balanço Patrimonial se apresenta na seguinte ordem (ordem de liquidez):
ATIVO
● CIRCULANTE (curto Prazo)
- Caixa
- Bancos
- Contas a Receber (duplicatas, contas corrente, adiantamentos, valores etc)
- Estoques
● REALIZÁVEL DE LONGO PRAZO
● PERMANENTE
- investimentos
- Imobilizado
Por sua vez o Passivo se apresente em ordem de exigibilidade:
● CIRCULANTE (curto Prazo)
- Bancos
- Fornecedores
- Tributos (impostos, taxas e contribuições sociais)
- Salários
● EXIGÍVEL
...