TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seu Esutáquio

Artigo: Seu Esutáquio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as disciplinas estudadas a fim de sentirmos a necessidade de sua integração e sua aplicação no cotidiano das organizações.

A ESTATISTICA POR MEIO DA ANALISE DAS PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EPPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEUS PLANEJAMENTOS?

Sim. Pois é uma importante ferramenta para logística, pois ela tem métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa. O mercado de trabalho pede cada vez mais profissionais com habilidades para trabalhar na solução de problemas que permeiam a vida das organizações.

As ferramentas Estatísticas através de análise detalhadas e diagnósticos mais precisos permitem um melhor resultado e aumenta a confiança nas soluções.

Principais Aplicações:

 Gestão e Análise de Risco;

 Previsão de Demandas e Vendas;

 Gestão de Estoques;

 Correlação de Variáveis de um Processo;

 Melhoria de Processos e Operações.

O USO DA ESTATISTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA MATEMATICA E ESTATISTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

A estatística não é um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população, também não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, à organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano. Ela é uma ciência multidisciplinar, que permite a análise estatística de dados de um físico. Poderia também ser usado por um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo psicólogo e cientista político.

Segundo Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. De fato, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.

A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Pode-se até pensar que suas técnicas nasceram neste mundo contemporâneo em que se valoriza cada vez mais a rapidez e a agilidade das informações, de um mundo onde o avanço tecnológico é constante.

DE QUE FORMA A ESTATISTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

A estatística na atualidade tem contribuído muito para o processo de tomada de decisão, pois grande parte é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

PORQUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

Entender a motivação humana tem sido um desafio. Várias investigações têm sido realizadas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. A motivação é um dos determinantes principais de rendimento individual, embora não seja o único fator a considerar. Outros fatores, como o esforço, as capacidades individuais, o suporte social e a experiência prévia, também influenciam o rendimento.

Apesar da sua importância, definir e analisar os processos motivacionais é uma tarefa de extrema complexidade, pois a motivação está relacionada com a direção da conduta, a intensidade, a persistência, o tempo que se dispende para concretizar determinado objetivo, não sendo passível de ser medida diretamente, sendo assim necessário manipular determinadas condições e variáveis, observando-se posteriormente os seus efeitos na conduta. Um dos grandes desafios das organizações na atualidade é criar um ambiente de trabalho motivador para os seus funcionários.

Assim, se o contexto laboral não trouxer a satisfação desejada para os trabalhadores proporcional ao nível do esforço, há uma tendência natural para a redução do esforço no local de trabalho e a movimentação dessa energia em ações que realmente despertem o interesse do indivíduo.

Neste âmbito, o termo motivação deriva do verbo latino movere, podendo ser definida como o aspecto dinâmico do comportamento através do qual se procura compreender o processo de orientação do comportamento para situações e objetos preferidos, sendo assim o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Esta predisposição para a ação não é somente o resultado das dinâmicas motivacionais, mas depende também da expectativa de êxito e fracasso que Atkinson intitula de probabilidade de sucesso. Que representa a antevisão dos efeitos de uma determinada ação e das emoções vividas pelo indivíduo em virtude das consequências.

OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas dentro da organização, verificando os motivos que condicionam tais ações e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada individuo, analisando, por fim, a melhor maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com