Sistema De Informação
Dissertações: Sistema De Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: HARLEYCASTRO • 4/9/2013 • 3.169 Palavras (13 Páginas) • 295 Visualizações
Business intelligence, ou BI para breve, é um termo genérico que se refere às competências, processos, tecnologias, aplicações e práticas utilizadas para apoiar a tomada de decisão nas organizações baseada em evidências. Em sentido mais amplo, pode ser definida como um conjunto de abordagens para coleta, armazenamento, análise e acesso a dados que ajuda os usuários a obter insights e tomar melhores decisões de negócio baseadas em factos.
O BI é utilizado?
As organizações usam Business Intelligence para obter insights baseados em dados sobre qualquer coisa relacionada ao desempenho dos negócios. Ele é usado para entender e melhorar o desempenho e reduzir os custos e identificar novas oportunidades de negócios, o que pode incluir, entre outras coisas:
• Analisando os comportamentos de clientes, padrões de compra e tendências de vendas.
• De medição, monitoramento e previsão de vendas eo desempenho financeiro
• Orçamento e planejamento financeiro e previsão
• Acompanhar o desempenho das campanhas de marketing
• Otimização de processos e de desempenho operacional
• Melhorar a prestação e eficácia da cadeia de suprimentos
• Web e e-commerce analytics
• Gestão de relacionamento com o cliente
• A análise de risco
• Condutor de análise o valor estratégico
Noções básicas de Business Intelligence
Os componentes básicos de Business Intelligence estão se reunindo, armazenar, analisar e fornecer acesso a dados (ver Figura abaixo).
A coleta de dados
Coleta de dados está preocupado com a coleta ou o acesso a dados que podem ser usados para informar a tomada de decisão. Coleta de dados pode vir em diversos formatos e, basicamente, refere-se à medição automatizada e coleta de dados de desempenho. Por exemplo, estes podem vir a partir de sistemas transacionais que mantêm registros de transações passadas, sistemas de ponto-de-venda, software de web site, sistemas de produção que medida e controle de qualidade, etc Um grande desafio de coleta de dados é garantir que os dados relevantes é recolhido no caminho certo, na hora certa. Se a qualidade dos dados não é controlado na fase de coleta de dados, então ele pode comprometer todo o esforço de BI que possam decorrer - lembre-se sempre do velho ditado - lixo no lixo para fora.
Armazenamento de Dados
Armazenamento de Dados está preocupado com a certeza de que os dados são arquivados e armazenados de forma apropriada para garantir que ele pode ser encontrado e utilizado para análise e elaboração de relatórios. Quando o armazenamento de dados os mesmos princípios básicos se aplicam que você usaria para armazenar bens físicos - por exemplo livros em uma biblioteca - você está tentando encontrar a estrutura mais lógica que permitirá que você para encontrar e utilizar os dados facilmente. As vantagens das modernas bases de dados (muitas vezes chamado de armazéns por causa dos grandes volumes de dados de dados) é que eles permitem formatos multi-dimensionais assim você pode armazenar os mesmos dados em diferentes categorias - também chamado de data marts ou camadas de acesso a dados do armazém. Assim como no mundo físico, bom armazenamento de dados começa com as necessidades e exigências dos usuários finais e uma compreensão clara do que eles querem usar os dados para.
Analisando dados
O próximo componente de BI está analisando os dados. Aqui vamos dar os dados que foram coletados e inspecionar, transformar ou modelá-lo, a fim de ganhar novos conhecimentos que irão apoiar a nossa tomada de decisão de negócios. A análise dos dados vem em muitos formatos e abordagens quantitativas e qualitativas diferentes. Técnicas de análise inclui o uso de ferramentas estatísticas, abordagens de mineração de dados, bem como análises visuais ou mesmo análise de dados não estruturados, como textos ou imagens.
Fornecendo acesso
A fim de apoiar a tomada de os tomadores de decisão precisam ter acesso aos dados de decisão. É necessário o acesso para realizar a análise ou para ver os resultados da análise. O primeiro é fornecido pelas ferramentas de software mais recentes que permitem que os usuários finais para executar análise de dados, enquanto o último é fornecido por meio de relatórios, dashboards e scorecards aplicações.
Business Intelligence é mais do que ferramentas e software de tecnologia
O termo Business Intelligence é muitas vezes usado de forma muito estreita para se referir a aplicações de software usados para analisar dados brutos de uma organização. Termos freqüentemente associadas com BI no sentido de TI são a mineração de dados, processamento analítico online, consultas e relatórios. Na verdade, a propriedade de BI é muito frequente nas funções de TI das empresas. A razão para isso não é que eles possuem as melhores capacidades analíticas, mas porque eles estão supervisionando a implementação de ferramentas de software - os chamados aplicativos de Business Intelligence (BI). O problema é que, apesar de grandes investimentos em software e soluções de BI nos últimos anos, muitas organizações ainda não estão a converter os dados em conhecimento de valor estratégico. Infraestrutura de TI e software por si só não pode fazer isso acontecer - BI deve ser detida por líderes empresariais e gestores que são suportados pela TI. Dito aplicações de BI isso, de hoje vêm com um monte de out-of-the-box funcionalidade que permite aos gestores para começar a analisar os dados mesmo sem a ajuda de estatísticos e profissionais de TI. Alguns fornecedores de BI-chave são IBM Cognos, a Information Builders, Microsoft, Micro Strategy, Oracle, SAP e SAS. Para mais informações e nossas opiniões sobre os seus produtos consulte a seção do nosso Hub Conhecimento software.
Tornando-se uma "Empresa Inteligente"
Business Intelligence deve sentar-se no âmbito da abordagem global para gerenciamento de desempenho corporativo e ajudar a tornar as empresas mais 'inteligentes' (ver também o nosso esquema "O que é a Gestão de Desempenho"
...