Sistemas De Informações Gerenciais
Seminário: Sistemas De Informações Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JFMoraes • 8/4/2014 • Seminário • 931 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
Sistemas de Informações Gerenciais
Atividade de Autodesenvolvimento
Apresento esta atividade como parte dos requisitos para composição da minha nota no 1º bimestre de 2013, na disciplina Sistemas de Informações Gerenciais, referente ao curso de Administração de Empresas da Faculdade Anhanguera Educacional, FAC II de Campinas, SP.
Campinas
2013
Introdução
Análise da Cadeia de Valor
O conceito de Cadeia de Valor foi criado e introduzido por Michael Porter, maior especialista em estratégia e competitividade do mundo em 1985.
Uma Cadeia de Valor é representada pelo conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações e parcerias com os fornecedores, organização e desempenho de sua produção, marketing e estratégias de venda, indo até à fase da distribuição final. Ao dividir uma organização nas suas atividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos processos, dos custos operacionais, bem como as fontes em potencial que podem gerar diferenciação em cada processo de negócio, otimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente.
A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de processo e atividades internas e constitui-se num sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores.
Portanto, denomina-se cadeia de valor o conjunto de atividades que criam valor ao produto no mercado onde está inserido e satisfaça os seus clientes. Vão desde as matérias-primas utilizadas na fabricação, passam pelos fornecedores dessas matérias-primas e chegam ao exigente consumidor final.
Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.
Etapas da Cadeia de Valor
A análise da Cadeia de Valor é um processo constituído de três etapas;
Análise de Atividade: Está relacionada aos processos básicos para obtenção de um produto. Nesta análise, devemos dividir a organização em suas diferentes atividades desde a recepção das matérias-primas ou insumos, até a entrega do produto ou serviço final.
Nesta análise, devemos nos atentar para possíveis trabalhos terceirizados e não deixá-los de fora, pois também farão parte da Cadeia de Valor e serão relacionados às atividades. É nesta etapa que analisaremos toda a cadeia logística, como recepção, conferência e armazenamento de materiais a serem usados na produção, operações de logística externa como distribuição ou recolhimento de produtos, ações de marketing e vendas. Basicamente é o caminho desde a matéria-prima até a finalização do produto ou serviço e como a empresa fará para que seu produto ou serviço alcance realmente o público final com competitividade.
Análise de Valor: Depois de identificadas as atividades necessárias para o início de um processo produtivo, buscaremos identificar as atividades que consumirão matérias-primas e insumos, além de tempo e principalmente mão de obra, agregando valores que o cliente busca e espera encontrar no produto da organização.
A garantia da qualidade dos insumos adquiridos através de fornecedores confiáveis e a utilização de tecnologias de ponta na fabricação dos produtos, também são fatores que estarão gerando valor ao produto junto ao consumidor final.
Dentro da Análise de Valor, também é possível identificar tarefas que fazem parte do quadro de atividades, mas que não agregarão valor ao produto como, por exemplo, reabastecer o posto de trabalho com matérias-primas. Neste momento é muito importante identificar essas tarefas, dividi-las em categorias diferentes e sempre buscar ferramentas que possam minimizar qualquer perda de tempo que possa influenciar no valor do produto.
Avaliação e Planejamento: É a fase
...