Sustentabilidade
Por: Daiana Abgail • 23/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.320 Palavras (10 Páginas) • 188 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo Sertãozinho
Superior de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos
Disciplinas: Direito Empresarial
Tecnologia de Gestão
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Nome:
Tutora: Carolina Corcini
Desafio Profissional
2° Semestre
Sertãozinho
2015
INTRODUÇÃO.
Indicaremos à INOXEL, através da Fundação Nacional da Qualidade a utilização de um Modelo de Gestão, com um conjunto de indicadores para melhor avaliar o desempenho da organização, que poderá ser um modelo de referência e aprendizado, com critérios que poderão ser trabalhados nas questões que abordam processos gerenciais e solicitação de resultados.
Abordaremos propostas de meios de gestão que procurem auxiliar a empresa INOXEL na busca pela melhoria do desempenho organizacional de modo a sugerir utilização sistemática de métodos e ferramentas que possam contribuir com a maximização daquilo que a empresa será capaz de fazer, critérios a ser trabalhados na empresa considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercados, não esquecendo que dentro deste contexto esta inserida as necessidades das novas demandas ambientais e cabe ao gestor tomar conhecimento dessas questões e trabalhar para harmonizar as divergências existentes entre a aplicação das tecnologias e ferramentas, visando adequar os impactos ambientais a suas atividades de levar os gestores ao exercício da profissão de modo ético e responsável com a sociedade, pessoas e o meio ambiente.
Analisaremos também os impactos ambientais que a organização pode causar com a suas atividades e quais medidas podem ser sugeridas para adequar esse impacto, conhecer os problemas ambientais existentes hoje nas organizações, as interações que as empresas têm com o meio ambiente e conhecer as ferramentas disponíveis na gestão ambiental.
A terceirização outro tema a ser discutido, e que apresentaremos muitos benefícios que podem ser alcançados, destacaremos alguns cuidados jurídicos que deverão ser considerados na contratação de empresas terceira de acordo com a lei, para que se possibilite de efetivar determinada terceirização.
O que pode ser utilizado na INOXEL?
No mês de junho deste ano a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) lançou mais uma publicação que faz parte de uma série de e-books com novo conteúdo sobre temas pertinentes à gestão empresarial, mais especificamente sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), com indicadores que permitem uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados, este modelo já foi adotado por várias organizações, inclusive foi realizada uma pesquisa pela Serasa Experian, junto com a FNQ que analisou os demonstrativos financeiros de 245 organizações usuárias do MEG em comparação a empresas do mesmo setor de atuação, entre os anos 2002 e 2012.
De acordo com esta pesquisa, o investimento do mercado e a evolução financeiras usuárias do MEG foi superior às empresas do setor.
Um indicador de desempenho é uma informação quantitativa ou qualitativa que expressa o desempenho de um processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação e que, em geral, permite acompanhar sua evolução ao longo do tempo e compará-lo com outras organizações.
A FNQ tem como missão a criação desse modelo de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis e gerem valor para a sociedade, recomendamos a utilização do MEG, que pode ser aplicado a qualquer tipo de organização.
Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?
Os critérios são características tangíveis com o objetivo da distribuição das exigências e dos itens é facilitar o entendimento de conteúdos afins e reproduzir, de forma lógica, a questão de temas essenciais de uma organização e são representados em uma visão sistêmica da gestão organizacional pelas seguintes demandas:
Clientes: Buscar as necessidades e expectativas dos clientes atuais e potenciais.
Pessoas: Rever sistemas de trabalho, identificar competências, integrar pessoas, avaliar desempenhos, remuneração, capacitação, desenvolvimento, qualidade de vida e preparar novos lideres.
Liderança: A interação com as partes interessadas e o exercício da liderança e da análise do desempenho da organização.
Estratégias e planos: Formular e implantar por meios de análise dos ambientes internos e externo, como a definição de indicadores e metas, desdobramentos de planos de ação.
Sociedade: Responsabilidade socioambiental e desenvolvimento social, que incluem necessidades e expectativas da sociedade, atender a legislação.
Processos: Atender aos requisitos do produto, das partes interessadas, que realizam as transformações e entregas da organização, relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
Resultados: Estratégicos e operacionais relevantes para a organização, na forma de indicadores que permitam avaliar, no conjunto, a melhoria dos resultados.
Informação e Conhecimento: Desde a identificação de necessidades até a implantação do sistema de informação, e gestão do conhecimento organizacional.
Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXEL?
Mostraremos de forma simples e direta, as ferramentas e aplicações práticas do conceito de qualidade total nas empresas e sua evolução:
Um Painel de Controle (Balanced Scorecard) define o que os gestores entendem por ‘desempenho’ e mede se eles mesmos estão ou não alcançando os resultados esperados. O Painel de Controle traduz a missão e a visão da empresa em um conjunto de objetivos e métricas de desempenho claros e mensuráveis.
Geralmente, essas métricas incluem as seguintes categorias de indicadores:
. Financeiro: receita, lucro, retorno sobre investimento, fluxo de caixa;
. Clientes: participação de mercado, satisfação dos consumidores, lealdade dos consumidores;
. Processos internos de negócio: taxas de produtividade, qualidade, cumprimento de prazos;
. Inovação: percentual da receita advinda de novos produtos, sugestões de funcionários, taxas de melhorias;
. Pessoal: clima organizacional,
Planejamento Estratégico
É um processo para determinar no que o negócio deve se transformar e como alcançar os objetivos da melhor maneira possível. Ele considera o potencial total do negócio e explicita os links entre objetivos do negócio e ações práticas e recursos demandados para atingi-los. O Planejamento Estratégico oferece um processo sistemático para perguntar e responder a questões críticas, confrontando o time de gestores – especialmente decisões de grande impacto e comprometimento da organização.
Gerenciamento da Qualidade Total
É uma forma de abordagem para a melhoria da qualidade das especificações de produtos e serviços, atendendo assim à demanda dos clientes. Essa Ferramenta objetiva atingir tais especificações com níveis de defeito zero. Assim, é criado um ciclo virtuoso de melhoria contínua que aumenta a produtividade, a satisfação dos clientes e, consequentemente, o lucro.
Modelos de otimização de preços
São ferramentas matemáticas que calculam como a demanda varia em diferentes níveis de preço, e então, combina essa informação com custos e informações de nível de inventário, para finalmente indicar quais os preços que devem ser praticados para aumentar os lucros. A modelagem permite que as empresas usem o preço como uma alavanca poderosa de lucro, alavanca esta geralmente pouco desenvolvida nas empresas. Modelos de
otimização de preços podem ser usados para definir preços para grupos de clientes simulando como os clientes-alvo irão responder a mudanças no preço em diferentes cenários.
Dada a complexidade de definir preços a milhares de itens em condições dinâmicas de mercado, os resultados e insights da modelagem ajudam a prever a demanda, definir preços ,
estratégias de promoção, controlar os níveis de inventário e aumentar a satisfação dos clientes.
Empowerment (ou Empoderamento)
Dentro das organizações, um lugar onde o Empowerment pode e deve ser utilizado é no trabalho em grupo ou em equipes, sistema de trabalho que tem sido muito utilizado nas últimas décadas em todas as organizações, tendo em vista sua eficácia e ganhos, tanto para as organizações quanto para seus colaboradores. A adoção desta tecnologia permite aumentar o poder de decisão nos níveis mais baixos da tradicional estrutura vertical, pois toda a equipe é responsável pelo sucesso da organização, cada um exercendo a sua função sem perder o respeito e a responsabilidade para com o resultado final, que é inerente ao grupo.
...