Sustentabilidade Coorporativa
Casos: Sustentabilidade Coorporativa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kimo • 14/7/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
Segundo o IBGC, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, auditoria independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor de uma sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
O modelo de gestão empresarial do BICBANCO está em linha com os melhores padrões de excelência empresarial. O principal objetivo do modelo é criar valor para os acionistas do BICBANCO, com base em um desenvolvimento sustentável. O BICBANCO mantém o foco na transparência de sua atuação, na disciplina financeira, com forte controle dos riscos operacionais, dos controles internos e no alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores.
A Governança Corporativa compreende um conjunto de ferramentas de gestão responsável que deve ser abordada de forma pró-ativa visando à integração contínua dos grupos de interesse naquilo que caracteriza a organização desde a sua fundação: a transparência.
Através da transparência, O BICBANCO busca criar um ambiente pródigo de sustentabilidade dos negócios, de análise de desempenho, de preservação de reputação, de redução de riscos, de projeção de investimentos e de abertura de novos mercados.
Além da transparência, outros princípios que norteiam as atividades do BICBANCO são a eqüidade, prestação de contas e responsabilidade social.
O BICBANCO promove o desenvolvimento sustentável ao apoiar clientes, acionistas, funcionários e sociedade a gerar e distribuir riquezas, criar empregos e conceder operações de crédito comprometidas com os aspectos sociais e ambientais. O Banco analisa os riscos sócio-ambientais envolvidos nos financiamentos e possuí ações programadas de identificação desses riscos e treinamento dos funcionários nessa importante matéria.
A eqüidade caracteriza-se pelo tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, sejam do capital ou das demais "partes interessadas" (stakeholders), como colaboradores, clientes, fornecedores ou credores.
Prestação de contas significa que a administração de uma sociedade deve prestar contas a quem a elegeu e responsabilizar-se pelos seus atos.
Adotar políticas de responsabilidade social, significa, para o BICBANCO, zelar pela perenidade da Organização. O BICBANCO segue as diretrizes do IBGC e incorpora as considerações de ordem social e ambiental no planejamento e exercício de suas atividades.
O BICBANCO está continuamente preocupado em aprimorar seus controles internos, razão pela qual tem realizado nos últimos anos investimentos significativos na atualização tecnológica dos sistemas. Há um departamento de gestão de riscos, que se mantém alinhado com o departamento de auditoria interna, com a finalidade de avaliar constantemente a qualidade e eficácia dos controles internos. Os negócios são balizados com base na possibilidade de ocorrência de eventos que possam afetar os resultados do BICBANCO e quantificar o seu impacto no caso de falha dos controles.
...