TECNOLOGIA BENCHMARKING
Artigo: TECNOLOGIA BENCHMARKING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: najaralsampaio • 25/8/2014 • Artigo • 509 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
TECNOLOGIA BENCHMARKING
É uma tecnologia de analisar a concorrência para colocar em prática em sua organização o que há de bom, fazendo com que a empresa se torne melhor do que as outras sempre melhorando seu sistema de competitividade. Com essa tecnologia podem se melhorar diversos tipos de empresas como: comércio; indústria; prestação de serviços às empresas; construção; logística e transportes, ou seja, aplica-se a quase todas as empresas.
A característica do Benchimarking é a avaliação de concorrentes em suas tecnologias, trabalhos diversos da organização e seus produtos. A prática dessa tecnologia faz com que as organizações busquem identificar resultados positivos e excelentes
Colocando em prática essa tecnologia ocorrem as mudanças vantajosas as concorrências, todos buscam ser superiores e melhores em tudo, uma das vantagens de colocar em prática seriam os clientes das empresas terem opções de escolher a melhor organização. Pois, a cada mudança é um diferencia para quem busca e explora esses serviços oferecidos.
“Segundo Chiavenato as mudanças rápidas, o desenvolvimento tecnológico e o crescimento organizacional são desafios que trarão conseqüências para a administração das organizações gerando uma administração incerta, pois, deverão provocar profundos impactos”.
A vantagem principal do Benchimarking é diminuir a rentabilidade melhorando seu desempenho e conquistando a superioridade entre as outras concorrentes.
Através de estudos verificamos que existem quatro tipos de Benchimarking:
• Benchmarking competitivo: Foca em medir funções, métodos e características básicas de produção daquelas companhias que disputam o mesmo mercado que o seu e em descobrir os motivos que as levam à liderança deste segmento.
• Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia. Em diferentes departamentos e setores há gestões e processos distintos.
• Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização.
• Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto.
Ao analisar todos os tipos de Benchmarking verificamos que se cada empresa colocar em prática cada um deles a concorrência será acirrada e os melhores sempre terão suas vantagens. O objetivo de implantação dessa tecnologia é programar mudanças visando à melhoria em todas as áreas da organização como produtos e serviços. È claro que isso exigirá criatividade e para se tornar mais forte no mercado e consiga alcançar seus objetivos de superioridade sempre.
Conclusão
As empresas colocando em prática dessa tecnologia terão oportunidade de identificar suas falhas diante de seus concorrentes, buscando a melhoria de suas tecnologias, serviços, relacionamentos internos, etc. Dessa forma haverá uma concorrência onde todos terão a oportunidade de melhorar seu conceitos
...