TIPOS DE INVESTIMENTO E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Projeto de pesquisa: TIPOS DE INVESTIMENTO E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Helena9Izabel4 • 31/5/2014 • Projeto de pesquisa • 4.451 Palavras (18 Páginas) • 215 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO CAMPESTRE
- ADMINISTRAÇÃO –
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Izabel Cristina Bonilha Gonçalves Vidal RA- 376555
Professor: Me. Jefferson Dias
Campestre, 08 de abril de 2014.
SUMÁRIO
ETAPA 1 –
TIPOS DE INVESTIMENTOS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS..........................3
Tipos de Investimento
Tipo de Negócio
Definição do Produto
ETAPA 2 –
ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETUAR O CÁLCULO DE VIABILIDADE ECONÔMICA...................................................................................................................5
Fluxo de Caixa Relevante
Planilha Modelo
Relatório
ETAPA 3 –
ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA A DECISÃO A RESPEITO DA VIABILIDADE.............................................................................................................9
Valor atual da taxa SELIC
Técnicas de Investimentos
Reavaliação do preço de venda, dos custos e das despesas.
ETAPA 4 –
EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS.................................15
O efeito da Inflação na Análise de Investimentos
Imposto de renda e depreciação
Análise de risco do projeto
ETAPA 1.
CAPÍTULO 1
Nossa empresa trabalhará na venda de calçado feminino, e nossa estratégia se baseará em provocar o desejo da consumidora final, baseando-se em pesquisa e lançamento de novos produtos no mercado, estando assim, sempre um passo à frente do que a cliente deseja.
A produção é toda terceirizada, e o investimento inicial é alto, para conquistar clientes com produtos de qualidade e de alto giro.
Comercializaremos calçados para a utilização em todas as situações, desde rasteiras, sapatilhas, tênis, botas até saltos.
Nossa meta é tornar nossa empresa uma organização que busca cumprir seus objetivos, por isto trabalhará com responsabilidade dentro daquilo que planejamos com investimento privado.
Investimento privado são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privados são fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, Shopping Centers, dentre outros.
O investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos no futuro.
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia quanto para as organizações, na verdade a própria sobrevivência das organizações em longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizados por elas.
O investimento influencia na sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:
* Expansão das organizações: As organizações em especial as privadas têm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A única forma de viabilizar este crescimento é realizando investimento.
* Reposição do capital: As organizações mesmo que não estejam em expansão necessitam de um fluxo de investimento no mínimo suficiente para repor o desgaste e a insolência das suas máquinas e equipamentos. Se essa reposição não for realizada a organização acabará utilizando-se de máquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados o que acarretará produtos de serviço mais caros e de menor qualidade que os de seus concorrentes comprometendo assim a sua sobrevivência.
Assim, conforme já discutido, para obter recursos a organização necessita investir, contudo o mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para tanto ele faz três considerações que influencia a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.
A análise de investimentos no contexto estratégico das organizações, toda organização possui um plano estratégico, ou seja, uma estratégia formal ou informal detalhada ou simplificada de como atingir os seus objetivos. Esse plano estratégico pode ser formalizado em documentos ou simplesmente estar presente na mente do proprietário ou presidente da empresa, contudo a sua realização está intimamente ligada à análise dos investimentos necessários a sua realização.
Por exemplo: muitas empresas fazem orçamentos empresariais que são ferramentas de planejamentos e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando os resultados futuros da organização. O orçamento no fundo é a estratégia da empresa traduzida em números. Essa ferramenta só tem validade, entretanto quando vinculada a uma análise de investimentos adequada que determinará a viabilidade desses planos futuros traçados pela organização.
O retorno de um investimento pode ser definido como o ganho ou perda proporcionado pelo investimento em determinado período de tempo.
ETAPA 2.
Análise de Investimentos
Um dos conceitos utilizados para explicar o que seria um INVESTIMENTO, é bem simples:
“Qualquer ato ou ação que simplifique renunciar
...