TRABALHO DA FACULDADE - MARKETING
Por: bradock96 • 29/6/2021 • Trabalho acadêmico • 5.502 Palavras (23 Páginas) • 170 Visualizações
MARKETING
MARKETING
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do 1º período, noturno, do curso de Administração, do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Professora:
CURITIBA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. O QUE É MARKETING? 3
3. OBJETIVOS DO MARKETING 4
4. A ORIGEM DO MARKETING 5
4.1. A história e evolução do conceito de marketing. 6
5. CICLO DE VIDA DO PRODUTO 9
6. OS 4 P’S DO MARKETING 10
6.1. PRODUTO 10
6.2. PREÇO 11
6.3. PRAÇA 11
6.4. PROMOÇÃO 12
7. TIPOS DE MARKETING E PROFISSIONAIS 13
7.1. MARKETING DIRETO 13
7.2. MARKETING INDIRETO 13
7.3. MARKETING SOCIAL 14
7.4. MARKETING DE RELACIONAMENTO 14
7.5. Marketing de Fidelização 14
8. AMBIENTES DE MARKETING E CANAIS DE MARKETING 15
9. ESTRATÉGIAS: COMO CRIAR UM BOM PLANO DE MARKETING? 17
9.1. PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO 17
9.2. SEGUNDA ETAPA: IMPLEMENTAÇÃO 17
9.3. TERCEIRA ETAPA: AVALIAÇÃO DE CONTROLE 18
10. FERRAMENTAS DE MARKETING? 19
INTRODUÇÃO
Diante de circunstancias cada vez mais competitivas, e o aumento agravado de informações, a importância de explanar este assunto torna-se imprescindível, devido ao emaranhado de conceitos e definições criadas no decorrer dos tempos e a falta de conhecimento que limita o marketing somente à propagandas e à publicidade, haja vista que cada autor descreve o Marketing conforme seu entendimento e retórica.
A presente análise tem como por objetivo demonstrar a evolução do conceito de marketing assim como sua origem e importância desde a capacitação de clientes até a sua fidelização.
Está inserido em todos os lugares mesmo que não percebido ou não intencional, gerando infinitas possibilidades e oportunidades para as empresas.
De acordo com o pensamento de Phillip Kotler, Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer às necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantificada o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
O QUE É MARKETING?
Marketing nada mais é do que um estudo baseado em diversas ciências (Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), onde você precisa mandar uma mensagem certa, para uma mídia certa e para um público certo. Exemplo: Ana tem uma loja de roupa feminina com estilo social. Na hora de fazer o marketing, Ana dirige ao público em que o estilo é despojado. No fim das contas, Ana não terá um retorno desejável, pois o marketing que ela estava fazendo não estava de acordo com o público alvo.
Entendemos como conceito de Marketing, que este não é simplesmente um meio para lucrar, mas em primeiro lugar devemos nos preocupar com o público, com que ele precisa. E a partir daí conseguimos obter sucesso em todos os objetivos.
OBJETIVOS DO MARKETING
O objetivo do marketing nada mais é do que atrair pessoas e negócios, criar uma identidade a sua marca. Por exemplo, para definir o objetivo do marketing de uma empresa é necessário 'ter os pés no chão”, ter objetivos que sejam reais, é preciso saber como e por onde começar e onde quer chegar. Definir metas é essencial para que seus objetivos sejam alcançáveis, os objetivos que mais são utilizados no marketing são: vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar uma marca, construir boas relações, educar o mercado e engajar colaboradores, esses são alguns dos principais objetivos que toda empresa quer alcançar.
A ORIGEM DO MARKETING
A definição de marketing é muito ampla e significa entre outros a ação mercadológica, não utilizada somente para expandir as vendas, mas também para dar parâmetros nos processos de troca. De acordo com a Associação Americana de Marketing – Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção, e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Segundo o site Portal do Marketing, em meados da década de 50, nasceram nos EUA algumas disciplinas dedicadas ao estudo do mercado, congregando-se, no seu conjunto, em uma nova especialidade, a Mercadologia. Mais tarde, percebendo a limitação desta expressão para significar o estudo do mercado, os acadêmicos passaram a utilizar a expressão “Marketing” mais abrangente por usar a palavra “MARKET” (mercado), com o sufixo “ING” sinalizando que as práticas mercadológicas são constantes.
...