TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyota Corolla XEi 2.0

Tese: Toyota Corolla XEi 2.0. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Tese  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

Toyota Corolla XEi 2.0

O Toyota Corolla XEi é a versão intermediária do sedã médio da Toyota - carro que chega ao mercado brasileiro totalmente reformulado na parte estética tanto externa quanto internamente.

Assim como as demais versões, o Corolla XEi estará à venda a partir de 14 de março, sendo que, com esta nova geração, a Toyota pretende não só manter a liderança do segmento, mas também atrair um público mais jovem ao modelo. Nesta versão XEi o motor é o 2.0L que sempre estará associado à nova transmissão automática Multi-Drive, que simula sete velocidades no modo Drive e ainda oferece ao motorista trocas de marchas manuais no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

Comportamento dinâmico

O Novo Corolla teve sua dirigibilidade aperfeiçoada por diversos aspectos. A começar pela carroceria, que está mais rígida em comparação com a geração anterior, devido à utilização de aços de alta resistência à tensão e aos diversos reforços estruturais implementados. Além disso, houve melhoria na relação de direção, que ficou 8% mais direta, bem como o posicionamento do volante, reduzido em dois graus – para um ângulo que privilegia esportividade e conforto.

Espaço interno

O Toyota Corolla XEi 2015 conta com 2,7 metros de entre-eixos, 10 centímetros a mais do que a geração anterior. Essa maior dimensão interna associado com a utilização de bancos dianteiros mais finos, permitiu ganhos expressivos de espaço para os ocupantes: 7,5 centímetros adicionais entre a base do banco traseiro e o encosto do banco dianteiro.

O espaço para os joelhos dos passageiros que viajam na parte traseira do veículo totaliza 70,6 centímetros, o que significa aumento de 8,5 cm em relação ao Corolla anterior. Já o espaço para os pés, beneficiado pelo assoalho traseiro de desenho totalmente plano, cresceu 9,2 centímetros. Em termos dimensionais, o Corolla 2015 tem 4,62 metros de comprimento (+ 8 cm, comparado à geração anterior); 1,775 metro de largura (+ 15 cm, comparado à geração anterior) e 1,475 metro de altura (- 0,5 cm, comparado à geração anterior).

Estética

A dianteira do Corolla XEi 2015 segue a linha do Corolla International - diferente do estilo mais esportivo adotado na versão americana. Assim, temos faróis que se une de forma integrada aos para-lamas. O desenho do capô é elevado e possui vincos acentuados no centro e nas laterais. A grade frontal é formada por três filetes que invadem a lente de policarbonato dos faróis.

Na parte traseira, as formas da carroceria e da tampa do porta-malas se unem às laterais e às lanternas para criar um visual elegante. Além disso, os defletores de luz, posicionados nas partes inferiores da carroceria, proporcionam a sensação de um centro de gravidade mais baixo.

Interior

O Corolla XEi 2015 conta com painel dianteiro em um tema horizontal. As zonas de informação (instrumentos) e operação (Áudio/Multimídia e controles do ar-condicionado) estão posicionadas de forma intuitiva.

A versão XEi traz banco, volante, painel das portas e manopla de câmbio com revestimento padrão couro, na cor cinza.

Agrega adorno em prata, que se estende por todo o painel central e está presente no volante. Além disso, há detalhes em fibra de carbono - evidenciando que a Toyota procurou dar um caráter mais esportivo à versão intermediária. O painel de instrumentos do XEi possui dois grandes círculos em suas extremidades: o do lado esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor, o direito engloba o velocímetro e o indicador de combustível.

Ao centro, está presente uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo simulada pela transmissão Multi-Drive. A zona de operação da XEi é equipada com uma grande tela de Multimídia de 6.1 polegadas, que reúne todas as demais informações do carro, incluindo os dados do computador de bordo. O controle do ar-condicionado é digital.

Equipamentos

O Toyota Corolla XEi 2015 conta com direção eletroassistida progressiva, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com sete funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel, temperatura externa e indicação de velocidade instantânea digital), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional. Além disso, temos ar-condicionado automático digital, acionamento dos vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas, bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico, novo sistema Multimídia, com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e capta sinal de TV Digital.

O Corolla XEi traz, de série, cinco airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

Mecânica

Motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).

Esse propulsor é equipado com o sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, que dispensa o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina.

Esse motor está associado com uma transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT. Seu diferencial é um software de gerenciamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com