Trabalho academico marketing
Por: cpizzoli • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO
Caio Pizzoli C7987G0
Trabalho elaborado para disciplina de Economia e Mercado
Prof-Cristiane
Turma 506
Universidade Paulista
Gestão em Marketing
Caio Pizzoli C7987G0
Sumário
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Conclusão 6
Referência Bibliográficas 7
Introdução
O Brasil desenvolveu-se capitalista quando o capitalismo encontrava-se em sua fase imperialista, antes disto o Brasil tinha bases econômicas pré-capitalistas e vivia à margem do sistema mundial, seguindo os padrões do desenvolvimento econômico
O pais até então tinha sua base na agricultura como sua base econômica e de fato começou a se desenvolver economicamente a partir dos anos 50.
Junto a transformação da industria nacional mencionamos os diversos planos econômicos lançados através das décadas que contribuíram também para o desenvolvimento econômico nacional.
Desenvolvimento
O desenvolvimento econômico no Brasil foi gradual e dependente das políticas imperialistas para o país, sendo resultado da união entre as classes dirigentes do páis e setores do capitalismo industrial e financeiro internacional. Porém, avançamos através dos tempos evoluímos para o período posterior ao abordado anteriormente. Agora estudamos um período para além da década de 1930, especificamente até o governo Juscelino Kubitschek e as transformações que a indústria nacional sofreu com a chegada das multinacionais ao país – década de 1950.
Após a década de 1950, no Brasil ocorreu uma internacionalização da economia, com grande participação do Estado e no desenvolvimento de infra estrutura (transportes, energia, portos) alem de políticas de incentivos fiscais. Todos esses fatores, junto a grande quantidade de mão-de-obra barata, mercado consumidor emergente e acesso a matérias-primas e fontes de energia, atraíram empresas multinacionais para o território brasileiro. Houve uma grande expansão do parque industrial, principalmente indústrias de bens de consumo duráveis (automóveis e eletrodomésticos).
O país conheceu a sua industrialização tardia e adotou um sistema de produção que considerava os grandes parques industriais como fundamentos para a atividade industrial. Esse padrão desenvolvido com o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) foi ampliado pela ditadura militar (1964-1985). Os militares criaram obras estruturais em diferentes regiões brasileiras como as usinas hidrelétricas e as rodovias. Durante a década de 1970, ocorreu o “milagre econômico brasileiro”, que elevou o país à posição de 8ª economia mundial no ano de 1973, com taxas anuais de crescimento em torno de 10%.
...