Valor e satisfação
Por: Jana De Melo • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.889 Palavras (8 Páginas) • 214 Visualizações
GESTÃO ESCOLAR
ESTUDO DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE E DO ESPAÇO ONDE ESTÁ INSERIDO A EMEI
Estudos mostraram que 6% dos responsáveis pelos educandos tem entre 19 a 22 anos de díade, aproximadamente 16,5% tem 23 a 25 anos, aproximadamente 31% tem entre 26 a 30 anos, cerca de 24% tem 31 a 35 anos, aproximadamente 23% tem mais de 35 anos de idade.
Quanto ao quesito raça ou cor, aproximadamente 46% das mães declararam-se pardas, acerca de 40% declararam-se brancas, 19% declararam-se pretas, aproximadamente 44% dos pais declararam-se pardos, cerca de 41% declararam-se brancos, 12% declararam-se pretos e aproximadamente 61% dos responsáveis nasceram na cidade de São Paulo, cerca de 39% são oriundos de outras cidades ou estados brasileiros.
O estudo revelou que 7% das mães não concluíram curso de graduação, aproximadamente 11% tem ensino superior incompleto, cerca de 47% tem ensino médio completo e aproximadamente 14% cursaram apenas o ensino fundamental. Quanto a escolaridade dos pais 4% tem ensino superior completo, aproximadamente 19% tem ensino superior incompleto, cerca de 38% tem ensino médio completo e aproximadamente 26% cursaram apenas o ensino fundamental.
Todas as famílias dispõem de água encanada. Porém cerca de 1% não dispõem de energia elétrica nas residências, aproximadamente 60% das famílias tem computadores com internet e cerca de 92% tem DVD nas residências.
PROFISSIONAIS DA UNIDADE ESCOLAR
Aproximadamente 12% dos membros escolares tem entre 26 a 30 anos, cerca de 18% tem entre 31 a 35 anos, aproximadamente 6 % tem entre 36 a 40 anos e aproximadamente 64 % tem mais de 40 anos de idade.
Cerca de 50% da equipe escolar declararam-se brancos, aproximadamente 29% declararam-se pardos, cerca de 18% declararam-se pretos. Ninguém amarelo tampouco indígena.
Aproximadamente 26% da equipe escolar já concluiu curso de pós graduação, aproximadamente 38% concluíram graduação, cerca de 6% tem ensino superior incompleto, aproximadamente 18% tem ensino médio completo, cerca de 6% ingressaram o ensino médio porém não concluíram nível da Educação Básica e aproximadamente 6% cursaram o ensino fundamental.
PARCERIA
A escola tem parceria com o CEU e a Fábrica de Cultura que poderão proporcionar a comunidade Escolar da EMEI Valdir Azevedo tempos – espaços de apreciação, de exibições cinematográficas, de peças teatrais, de espetáculos de danças e de musicas, participação em cursos e oficinas de cunho técnico-profissional e/ou artístico-cultural, tempos-espaços de práticas esportivas e ou ao desenvolvimento corpóreo, motor, cenestésico e ético, visitas aos parques locais, além de proporcionar bem-estar, poderão contribuir para que a comunidade Escolar desenvolva a sensibilidade do olhar, amplie sua cultura visual ( com vistas a mobilizá-las nas próprias construções), construa conhecimento sobre ecologia e sustentabilidade, fortaleça a integração afetiva, ética e estética com a natureza, lar e mães dos seres humanos.
PROPOSTA CURRICULAR
Avaliação da EU realizada no final do ano letivo de 2013, sinaliza a necessidade de melhoria do acesso ao acervo literário da EMEI, coincidência ou não, avaliação interna do processo de ensino aprendizagem realizada ao longo de 2013 indica que as dificuldades estão mais intimamente relacionados a exploração da linguagem verbal. O gráfico foi construída a partir da avaliação contínua do desempenho dos alunos do Infantil 5 estágio realizado em 2013. De fato, o gráfico, mostra que dentre as Expectativas de Aprendizagem que mais fortemente constituíram-se em dificuldades para o grupo avaliado encontram-se as seguintes “Antecipa oralmente ações que devem ocorrer num jogo dramático”, “Interfere intenções dos personagens de um enredo encanado”, “Emite opiniões sobre textos, antecipa significados de textos escritos a partir das imagens”. A equipe escolar entende que estas expectativas de aprendizagem, ou melhor, de direitos de aprendizagem, podem e devem ser atingidas, sobretudo, por meio de atividades pedagógicas, portanto, mediadas e intencionais de exploração de portadores textuais ressaltando-se a exploração de portadores de narrativas literais.
As demais, destacam-se dificuldade em atingir direitos de aprendizagem ligadas às explorações de linguagem matemática tais como adapta estratégias em jogos tabuleiros e jogos de regras. Diferencia os números naturais e os relacionam a quantidades entre outros.
São também proeminentes, dificuldades em atingir direitos de aprendizagem relacionados a formação para a cidadania. Elabora regras de convívio social, situa-se no tempo e espaço, cultivando valores e atitudes positivas, conhece a realidade na qual está inserido (contexto social).
METAS DE APRENDIZAGEM
Aprender noções de higiene e cuidados corporais;
Desenvolver autonomia, conhecimento do próprio corpo: vontade de ir ao banheiro, ter controle progressivo dos esfíncteres, etc;
Conhecer alimentos nas refeições: comer sozinho, se servir sozinho sem ajuda de terceiros, saber escolher os alimentos que quer comer, etc;
Tomar cuidado ao manipular tintas, giz, argilas, colas e saber cortas papeis;
Cooperar, solidarizar-se com as outras crianças;
Saber conhecer situações de risco e se prevenir;
Brincar com crianças de diferentes condições e respeitar as diferentes características;
Conhecer recursos e limitações pessoais e;
Apropriar-se de regras de convívio social, resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogos com as outras crianças e adultos.
NORMAS DE CONVÍVIO DA EMEI - REGIMENTO
As normas de convivência tem a finalidade de constituírem-se em reguladores que possibilitem relações interpessoais entre os sujeitos que integram a comunidade escolar e, principalmente, que venham a garantir os direitos das crianças.
A expressão das Normas de Convivência encontra-se no item Combinados do Projeto Político Pedagógico da escola e referem-se ao trato e cuidado que os adultos precisam dispensar às crianças. Compreende-se por adultos na Escola de Educação Infantil: a equipe gestora, os professores, os assistentes de educação infantil, os funcionários da alimentação e limpeza, os pais ou responsáveis.
...