Valores e Planejamento Estratégico da Natura Cosméticos SA
Projeto de pesquisa: Valores e Planejamento Estratégico da Natura Cosméticos SA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilmafs • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 1.892 Visualizações
ROTEIRO DO TRABALHO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA
2.3 Analise setorial
2.4 AMBIENTE EXTERNO –
2.5 AMBIENTE INTERNO –
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
1-Introdução
Este estudo de caso visa apresentar a missão, visão, valores e o planejamento estratégico da empresa Natura Cosméticos S.A., líder do mercado brasileiro de cosméticos, que acredita na transparência para atingir resultados sustentáveis.
2- Desenvolvimento
2.1Visão
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”
Na visão explicitada acima, podemos perceber que a Natura busca ser uma marca de expressão mundial, oferecendo a seus clientes produtos que são produzidos de forma sustentável, que é o grande potencial explorado pela empresa. Há de se observar apenas a falta de um tempo fixado para alcançar este horizonte.
Missão
“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem
Bem-Estar
É a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar Bem
É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.”
Acima, temos a missão da Natura, que define com perfeição sua razão de ser, que nada mais é do que comercializar produtos e serviços que promovem uma relação de prazer do consumidor consigo mesmo e com a natureza que o cerca.
Após estudar sua visão e missão, percebemos claramente que a empresa coloca em prática o que prega. Primeiro, visualizamos o crescimento da Natura na América Latina através do canal de vendas diretas que deverá aumentar em quase 5% este ano, a mudança da sua carteira de produtos com base nos conceitos de biodiversidade, contínuo investimento em programas de pesquisa e desenvolvimento e abertura de informações para consultas externas.
2.2 Estratégia genérica adotada
A estratégia genérica adotada pela Natura é a de diferenciação. A estratégia surgiu a partir da criação da linha Ekos em 2000 e continuou com o desenvolvimento de outros produtos com componentes obtidos na flora brasileira e a substituição de gordura animal por óleos vegetais, devido ao grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.
A empresa é a maior fabricante de cosméticos possui identidade e consegue com perfeição se diferenciar dos demais concorrentes. Desafios sociais e ambientais estimulam a inovação, criando valor para os clientes e construindo vantagem competitiva sustentável.
2.3 ANALISE SETORIAL
- Concorrentes
A Natura tem a Avon como sua maior rival no mercado de cosméticos brasileiro, através de vendas diretas. A Jequiti é uma empresa que vem crescendo bastante e abocanhando uma fatia de mercado e empresas como Unilever, Boticário e Nívea, disputam o mercado no sistema de vendas varejistas.
- Clientes
A grande maioria das vendas é feita para consultoras ou clientes finais, através de vendas diretas. Um nível de serviço alto é essencial aqui, pois isto fideliza seus clientes.
- Fornecedores
Seus maiores fornecedores são as indústrias químicas, farmacêuticas, universidades e moradores da região amazônica que foram de fundamental ajuda no processo de renovação dos produtos.
2.4 Ambiente externo
Atualmente as flutuações da economia e da política brasileira não seriam um dos maiores riscos, pois temos uma economia firme, que manteve-se bem até em períodos bem conturbados.
A legislação brasileira é um grande problema, tendo em vista
...