Visão De Mundo
Exames: Visão De Mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thainaribeiro123 • 7/3/2015 • 962 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
Visão administrativa Linear Quando estudamos as teorias da administração notamos imediatamente dois referenciais teóricos que prevalecem indicando caminhos diferentes para o gestor. O primeiro referencial teórico nós o denominamos de linear e o segundo de complexo.
O referencial administrativo linear sugere ao gestor centrar suas preocupações nos seguintes aspectos: hierarquia rígida; centralização das decisões na cúpula da organização; autoridade baseada na posição que ocupa na hierarquia; sistema de controle constantemente aperfeiçoado; sistema de comunicação de cima para baixo; ênfase nas regras e procedimentos formalizados por escrito; supervisão constante; a gerência planeja e os operários apenas executam as ordens que lhe são determinadas; subordinação dos interesses individuais aos interesses da empresa; busca constante pela superioridade tecnológica; ausência de plano de cargos e salários e quando o possui são superficiais sem vantagens substanciais para os assalariados.
A gestão da administração linear em relação ao trabalhador possui as seguintes características: o trabalhador é tratado de forma mecânica, pois ele é pago para agir conforme os interesses da empresa; a chefia está sempre atenta aos seus subordinados; as atividades dos funcionários são robotizadas; centralização nas tarefas; treinamento constante do operário; controle sistemático dos "colaboradores"; existência de uma rede organizacional para indicar para a gerência os operários que estão desperdiçando tempo no interior da empresa.
A administração linear organiza a empresa e seus serviçais visando unicamente à obtenção do lucro e para obter o lucro os gestores praticam todos os tipos de violência ou exploração contra os seus "colaboradores". A primeira exploração contra os empregados é pagá-los menos do que eles deveriam receber fazendo surgir a "mais-valia". Para Marx a "mais-valia" seria uma conseqüência do fato de o capitalista fazer o trabalhador produzir sem pagar uma parte do trabalho. Em uma parte do dia, o trabalhador estaria trabalhando para sua subsistência, e a partir disso haveria um "superávit de trabalho", onde ele seria explorado, trabalhando sem receber por isso. Marx diz então que toda mais-valia é materialização de trabalho não pago. O cientista político Roemer ressalta que a exploração se manifesta quando o empregado não tem acesso a uma participação equitativa no lucro líquido da empresa, ou seja, a exploração se materializa quando existe desigualdade na distribuição do ativo produtivo.
Na administração linear os salários são mantidos no nível baixo pela lei da oferta e da procura, pois quanto maior for o exército reserva da mão-de-obra, mais irrisório é o salário provocando o aumentando da mais-valia e o enriquecimento das pessoas que exploram o assalariado. Devido à acumulação de capital que possui a sua origem na mais-valia o empregador aumenta o seu patrimônio de forma desmesurável. A violência na imposição de baixos salários gera o segundo tipo de violência que denominamos de epistêmica.
Na administração linear os gestores são constantemente informados através de uma rede de delatores que vigia, invade inclusive a privacidade de cada elemento que trabalha na empresa. Salienta Foucault que as fábricas se parecem muito com as prisões, para onde se olha notamos a presença constante de guardas fardados além da rede de delatores que são invisíveis a simples observação.
“VISÃO HOLÍSTICA”
A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.
Baseado nisso vamos definir Visão Holística - Visão holística empresarial equivale a se ter uma
...