Woiler e Mathias
Tese: Woiler e Mathias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wandersena • 24/2/2015 • Tese • 543 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
Segundo Woiler e Mathias (1996) projeto de viabilidade é um projeto de estudo e análise, ou seja, é um projeto que procura verificar a viabilidade de implantação do negócio. Quando surge a oportunidade de investir, começa o processo de coleta e processamento de informações que, devidamente analisadas, permitirão testar a sua viabilidade e garantirá uma decisão acertada.
Segundo o SEBRAE (2004), a taxa de mortalidade das empresas no ano de 2002 foi cerca de 50%, sendo que as principais causas para fechamento das mesmas foram as falhas gerenciais como a falta de capital de giro, seguido de causas econômicas como a falta de clientes e o terceiro ponto principal foram os problemas financeiros.
Diante dessas informações é importante fazer um estudo de viabilidade do negócio a ser apresentado, pois há que ter bom conhecimento do mercado de atuação para que os riscos sejam reduzidos e a empresa possa prosperar.
A escolha de implantação de uma pizzaria em forma de cone justifica-se por ser diferente e novo.
Por fim, mediante o número de trausentes que passa pelo centro de Belo Horizonte, foi escolhida esta área para avaliar se a pizzaria em forma de cone será promissora.
2.1- O Empreendedorismo
De acordo com o relatório executivo publicado pela Global Entrepreneurship Monitor GEM em 2005, o Brasil figurou entre as nações onde mais se iniciaram empresas. O país registrou uma taxa de empreendimentos na ordem de 11,3%, ocupando a sétima posição na pesquisa. Isso mostra o espírito empreendedor do povo brasileiro.
É importante destacar que esse povo, muitas vezes, é motivado a empreender pelo desemprego, pela falta de reconhecimento na empresa onde trabalha, ou pela baixa remuneração. Na maioria das vezes o empreendedor abre uma empresa levado pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho. Isso é o que se chama empreendedorismo por necessidade. Neste ranking, o Brasil ocupa a 4º posição.
Para Dornelas (2005) o importante não é ser o primeiro a pensar e ter uma idéia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atende-la, antes que os outros a façam. Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.
O autor também ressalta a importância da capacitação gerencial continua da aplicação dos conceitos teóricos para que adquira a experiência necessária, e da disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa. Entretanto destaca a notória falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado é sempre admirado por sua criatividade e persistência. Lembra que os fatos devem ser encarados de maneira objetiva. Não basta apenas sonhar, deve-se transformar o sonho em ações concretas, reais, mensuráveis. Para isso, existe o planejamento.
O uso adequado da informação conduz ao conhecimento. O conhecimento bem aplicado leva ao sucesso. Ao contrário do que se houve, não é a carga tributária, tampouco a necessidade de crédito os principais responsáveis pelo fechamento de uma empresa. A falta de planejamento somado ao desconhecimento do negócio são fatores que, com mais freqüência, levam o empreendedor
...