Yuselino Kubicek
Bibliografia: Yuselino Kubicek. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: doug7587 • 8/12/2014 • Bibliografia • 338 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Juscelino Kubitschek
Ao assumir o poder Juscelino Kubitschek estabeleceu o lema de sua política econômica, prometeu cinquenta anos de progresso em cinco de governo. Foi uma época de grande desenvolvimento industrial. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu em média 7% ao ano, enquanto a taxa per capta aumentou num ritmo quatro vezes maior que o restante da América Latina.
Plano de Metas
A coordenação global da política econômica do governo JK era feita com base no Plano de Metas, apresentado na campanha eleitoral, que definia os principais objetivos a ser atingidos, agrupados em cinco setores: energia, transporte, indústria,educação e alimentação.
Numa época de petróleo barato, o Plano de Metas fez a opção pelo transporte rodoviário. Foram construídos 20 mil km de estradas de rodagem. A produção de petróleo saltou de dois milhões de barris em 1955, para trinta milhões em 1960. A produção de aço que era de 1 milhão e 150 mil toneladas, chegou a 2 milhões e 500 mil toneladas em 1960. No setor de bens de consumo duráveis foram instadas inúmeras fábricas de automóveis e caminhões, como Mercedes Benz, Volkswagen, Willis Overland, General Motors e Ford.
A Inflação e a Dívida Externa
Todo o avanço das forças produtivas resultou num aumento da penetração de capital estrangeiro em setores como a indústria de cigarros, material elétrico, produtos químicos, farmacêuticos, eletricidade etc. O domínio do capital estrangeiro passou a ser de 80% a 90%. Tais fatores contribuíram para o aumento da inflação que, no final do governo, chegava a 25% ao ano.
O crescimento da dívida externa preocupava os credores estrangeiros e levou o Fundo Monetário Internacional (FMI) a exigir do governo a adoção de uma política recessiva, com diminuição das emissões, para que o Brasil pudesse receber novos empréstimos.
O mandato de Juscelino chegou ao fim em meio a crescentes dificuldades econômicas. A inflação e a alta do custo de vida resultaram em inúmeras greves, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O processo inflacionário era também alimentado pelas despesas governamentais aumentadas pela construção de Brasília, que foi inaugurada em 1960.
...