A Termometria
Por: guilherme971 • 18/6/2018 • Monografia • 823 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Introdução
A termometria baseia-se na medição de nível da energia térmica. Tornando cada vez mais vital nas indústrias e laboratórios pôs ela é responsável pelo ajuste e melhora de performasse das maquinas. Conhecendo a temperatura é possivel baratear o preço do produto, aumenta a longevidade das maquinas e diminuir os riscos nas fabricas.
Alguns métodos conhecidos para medir temperatura são:
Expansão/Dilatação térmica de sólidos, líquidos e gases, Resistência elétrica, Efeitos termo-elétricos, Radiação, Cores.
1-OBJETIVO
O objetivo desse relatório é baseado em citar diversos medidores de temperatura e no seu funcionamento, faixa de uso, tipos de aplicações previstas e precisão adequada para tal utilização.
Tem como objetivo também descrever o conceito de termometria e demonstrar sua importância pratica para o funcionamento de qualquer máquina. E mostraremos os métodos para medição de temperatura tornando assim mais fácil controlar a durabilidade das máquinas.
Tipos de Medidores de Temperatura
Variação de volume:
O medidor de temperatura que usa a variação de volume é baseado no coeficiente de variação térmica onde temos um ponto conhecido que equivale uma temperatura X e relacionamos a graduação feita no liquido presente com tal medida conhecida.
TERMÔMETRO DE LABORÁTORIO -10 + 150°C ESC INTERNA Hg INCOTERM 5201.03.0.00
Especificações Técnicas:
Escala: -10+150°C
Divisão: 1°C
Comprimento: 300±5
Imersão: Total
Limite de erro: ±1
Esse termômetro atua em uma faixa de variação de 160 graus Celsius sendo indicado para laboratórios devido a fragilidade. Com uma divisão de 1 grau tem como caraterística não medir com tanta exatidão sendo assim melhor aplicado em experimentos que a temperatura não precise de casa decimais. O custo desse produto sai em media a 70-80 reais.
Variação de pressão
A variação de pressão é bastante parecida com o de volume mas é usado a pressão dos gases pela forma PV = RT relacionando a relação de pressão com a temperatura.
Termômetro de expansão de sólido.
E um termômetro baseado na expansão do metal e nele é ligado um dispositivo que é capaz de relacionar a temperatura.
Termômetro Digital Espeto Prova D'água -45+230°C Incoterm 6132
Características Técnicas:
Faixa de medição (na ponta da haste): -45°C a +230°C
Resolução: 0,1°C
Exatidão:
de -20°C a +80°C: ± 1°C
de -45°C a -19,9°C e de 80,1°C a +200°C: ± 2°C
Exatidão no restante da escala: ± 2,5°C
Tamanho da haste: 127mm (à prova d'água)
Material da haste: aço inox (ideal para indústria alimentícia)
Alimentação: bateria LR44 x 1,5V
Vida útil: até 6.000 horas
Peso (sem a bateria): 22g
Temperatura de armazenamento: -10°C a +50°C
Esse termômetro tem como maior qualidade o seu tamanho sendo de fácil locomoção sendo assim ideal para chegar temperaturas de alimentos e processo sem tanta exatidão sendo muito útil na área de alimentação e de processo com melhor precisão na faixa de -20°C a +80°C: ± 1°C com um custo médio de 50-60 reais.
Modificação de resistividade elétrica
A termoresistores são geralmente feitos de platina ou nilquel e tem faixas térmicas comuns de erro de +-0,1°C, ao passo que os de platina podem chegar a 0,001°C. A faixa de operação varia de -200 a 850°C para o Pt100 e de -50 a 270°C para o Ni20.
Tem custos estimados entre 800-1200 reais.
As maiores vantagens são maior precisao estão mais protegidos que os termopares mas em compensação tem um custo mais elevado
Medição de temperatura por efeito termo-elétrico
O termopar é o ligamento de dois metais. Em uma ponta onde sabemos a temperatura é denominada de junta fria. Onde colocamos a outra ponta e a junta quente É através da medição da diferença de potencial (ddp) obtém a temperatura
Alguns exemplos
[pic 1]
Onde o preço do t varia entre 150 – 200 reais.
...