As brumas de avalon
Por: raulebeatriz2016 • 2/4/2016 • Resenha • 2.368 Palavras (10 Páginas) • 280 Visualizações
RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E O CINEMA: ANÁLISE DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA A PARTIR DO OLHAR DO HISTORIADOR
AS BRUMAS DE AVALON
Oliveira, Rodrigo[1][2]
ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME
Qualquer reflexão sobre a relação cinema-história toma como verdadeira a premissa de que todo filme é um documento, desde que corresponde a um vestígio de um acontecimento que teve existência no passado, seja ele imediato ou remoto. No entanto, isso não seria suficiente para que uma película se tornasse um documento válido para a investigação historiográfica. O conceito historiográfico de documento se relaciona fundamentalmente com dois pontos: a concepção de História do pesquisador e o valor intrínseco do documento.
O valor documental de cada filme está relacionado diretamente com o olhar e a perspectiva do "analista". Um filme diz tanto quanto for questionado. São infinitas as possibilidades de leitura de cada filme. Algumas películas, por exemplo, podem ser muito úteis na reconstrução dos gestos, do vestuário, do vocabulário, da arquitetura e dos costumes da sua época, sobretudo aquelas em que o enredo é contemporâneo à sua produção. Mas, para além da representação desses elementos audiovisuais, elas "espelham" a mentalidade da sociedade, incluindo a sua ideologia, através da presença de elementos dos quais, muitas vezes, nem mesmo têm consciência aqueles que produziram os filmes.
- Realizar comentários sobre o uso de forma pedagógica, de filmes.
O uso de filmes, como fontes documentais é cada vez mais freqüente. Trata-se de um interessante instrumento de trabalho que, se devidamente utilizado, pode ajudar muito na contextualização dos assuntos. É necessário porém, assistir ao filme por um olhar crítico e ir além da análise do conteúdo apenas, passando a analisar criticamente a obra cinematográfica.
- Escolher um filme para assistir de acordo com a temática proposta;
- Valorizar o conteúdo do filme.
A partir desses dois pressupostos iniciais, introduzir perguntas que levem os alunos a duvidar daquilo a que efetivamente estão assistindo e refletir sobre como captam as informações das imagens cinematográficas. Após lançar algumas dúvidas sobre o que se “vê” no filme, é importante levantar questões sobre o objeto a ser analisado, tais como:
- O que é um filme?
- Como é feito ou produzido?
- Quem trabalha nele, apenas os atores?
Escolher o filme considerando a leitura interna do mesmo: conteúdo, personagens, acontecimentos principais, cenário, lugares, tempo em que decorre a história narrada, etc. Assim como é importante ensinar a pensar que filme, assim como livros, tem autor ou autores. É necessário mostrar sua ficha técnica, da produção do filme: diretor, produtor, música, tipo de técnicos, etc. Em seguida, analisar o contexto externo do filme: ano, país....
“Assistir” um filme, do ponto de vista pedagógico, deve conduzir a outra reflexão sobre assuntos importantes na didática das aulas. Na maioria das vezes, o uso pedagógico dos filmes nas escolas é para complementar os conteúdos de aula, ilustrando-as.
ASPECTOS IDEOLÓGICOS DOS FILMES
É necessário ter claro que qualquer imagem não ilustra nem reproduz a realidade, mas reconstrói a realidade com base em uma linguagem própria, produzida em determinado contexto histórico. Isso significa dizer, que o espectador não pode confundir o que assiste como sendo o real.
Um filme é algo produzido por seres humanos, portadores de suas ideologias, formas de pensar que fatalmente irão constituir o resultado final do mesmo. O espectador precisa ser iniciado numa análise onde ele consiga perceber isso. Como qualquer texto escrito mesmo, em letras, um filme merece ser lido internamente, dos seus principais elementos etc..., e como produto cultural (que está inserido num momento histórico – tempo, numa sociedade de consumo, com um público certo a ser atingido) ele possui sua própria história, exigindo uma leitura crítica como qualquer outro documento.
- O que de fato este filme quer passar com isso?
- Para quê e para quem serve esse tipo de questionamento mostrado no mesmo?
- Fazer uma descrição das cenas, dos personagens e dos objetivos mais significativos do filme, considerando o tema tratado.
- Qual o tema central do filme e as idéias principais são quais?
- Que tipo de linguagem é possível observar no filme?
- Há uma relação direta do filme selecionado com o tema abordado?
- Identifique quais os tipos de questões relacionadas à temática ficam explícitas no filme?
- Quais as situações mostradas no filme, diálogos, imagens, etc... que pode-se relacionar com os temas tratados?
- A questão das diferenças humanas, sociais, são abordadas de quê forma?
- E a discriminação, aparece como? E o discriminado? Qual o papel dele naquela sociedade abordada? O jeito que o filme menciona, mostra esses temas, ajuda à uma reflexão crítica ou reforça os preconceitos?
- Quais as cenas mais te impressionaram?
TEXTO DA ANÁLISE
Título Original: The Mists of Avalon/As Brumas de Avalon
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 180 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Estúdio: Warner Bros. / Constantin Film Production GmbH / Wolper
O objetivo é construir um modelo geral de análise do filme enquanto documento que, de forma alguma, pretende ser um esquema fechado que venha a se enquadrar em qualquer tipo de estudo. O filme em questão é “As Brumas de Avalon”.
Trata-se de uma é uma obra de 1979 da escritora Marion Zimmer Bradley (EUA) realizada em quatro volumes: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore. A obra reescreve o Mito de Rei Arthur, mas com a visão feminina de Avalon e suas sacerdotisas deixando em segundo plano Merlin e o próprio Rei Arthur pela busca do poder feminino sob o avanço do cristianismo e o único deus machista.
...