Resenha do filme Samba
Por: Victória Correia • 8/7/2019 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 603 Visualizações
Resenha do filme Samba
Samba (2014) de Olivier Nakache e Éric Toledano, com Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim e Izïa Higelin nos principais papéis, é um filme francês que conta a história de Samba, imigrante do Senegal que vive na França a 10 anos com seu tio e trabalha em um restaurante como lavador de pratos, e que é preso devido a problemas com a imigração. Ao recorrer á uma ONG para tentar conseguir o greencard, conhece Alice, uma executiva que trabalha como voluntária como tratamento para uma crise de estresse que teve.
Nos últimos anos a União Europeia vem sofrendo com uma crise financeira devido ao endividamento público elevado, principalmente de países como Grécia, Portugal, Itália, Espanha e Irlanda, e à falta de coordenação política da União Europeia para resolver questões de endividamento público das nações do bloco, e que acarretou em um elevado índice de desemprego, queda dos PIBs, perda de investimentos do exterior, enfraquecimento dos bancos nacionais e descontentamento popular com as medidas adotadas para conte-la. Simultaneamente o nível de imigrantes na Europa aumentou devido a guerras civis que vem ocorrendo no oriente médio e na África, intolerância religiosa, fome e violação dos direitos humanos.
De modo que defender os direitos dos imigrantes pobres está difícil em um ambiente econômico sombrio pois muitos europeus estão desempregados e temem a concorrência com os trabalhadores estrangeiros, por serem muitas vezes mão de obra qualificada a baixo custo, sendo comum encontrar um estrangeiro com diploma em engenharia, por exemplo, trabalhando como garçom, e os países da União Europeia não se entendem sobre como dividir o problema dos imigrantes e refugiados.
Diante desse quadro, muitos imigrantes acabam vivendo isolados, na periferia das grandes cidades europeias, que é o que ocorre com o protagonista no filme, e que evidencia o tratamento e desconfiança que recebem e que devido a xenofobia submetem-se a sub-empregos. O filme serve como alerta e como um registro do que vem ocorrendo na União Europeia nos últimos tempos, enfatizando a França, e ressaltando a situação de pessoas estrangeiras que buscam nesses países, tanto de forma legal como ilegal, uma chance de melhorar a condição de vida que possuem.
...