Tese sobre fundamentos do pensamento sociológico na atualidade
Por: Wesley Paixão • 14/12/2022 • Tese • 801 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
IFCE – CAMPUS IGUATU
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
IHORRANE CRISTINE MORENO MENDONÇA
MARIA EMILY SILVA DE OLIVEIRA
WESLEY PAIXÃO DA SILVA
COMO A PRÁXIS ESTÁ PRESENTE NO SEU COTIDIANO
IGUATU – CE
2022
SUMÁRIO
1 RESUMO................................................................................................................. 2
2 REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 4
Práxis no cotidiano
A práxis é uma atividade que só pode ser desenvolvida pelo homem, pois para que essa atividade seja executada é necessário um planejamento e uma identificação prévia do que se é desejado, no caso, o desejo e a necessidade humana de algo.
Segundo Karl Marx, precisamos tomar consciência que somos da classe trabalhadora. Pois, de acordo com ele, existem apenas duas vertentes: proletariado e burguesia. Tomar consciência de classe significa saber o lugar que estou e como posso mudar.
Para Marx, Práxis é toda ação do homem para transformar a realidade à sua volta. A união dialética entre a prática e a teoria a partir de uma construção idearia. Sendo assim, o Homem se torna o transformador de sua própria história. Práxis não é apenas fazer, é também ter consciência da mudança causada no meio em que está inserido, tanto de forma física (pelo trabalho, transformando a natureza), como de forma abstrata, transformando as coisas ao seu redor de acordo com suas atitudes e ideais capazes de transformar algo já existente.
Práxis teve sua origem filosófica a partir de Aristóteles, que a categorizou em seu absoluto como o desempenho e a finalidade da ação.
No cotidiano, podemos conciliar essa ideia a alguns exemplos, como o desenvolvimento e a forma de articulação do sistema capitalista, que acaba por influenciar e até mesmo ditar ou regrar campos pré-estabelecidos pela criação humana, convergindo da ciência, até a administração de políticas públicas de cidades e grandes metrópoles. É perceptível que o indivíduo está apto para criar um sistema, como foi citado, que pode acarretar de não beneficiar a todos, sendo a partir de sua formação excludente, comprovando assim, que a forma do ser para suprir sua necessidade, nem sempre vai ser em prol do coletivo, mas sim, baseado no bem de poucos, o que conclui que esse tipo de comportamento seria a resposta subjetiva humana. De maneira sucinta, o indivíduo já tem suas funções estabelecidas dentro do sistema capitalista, que majoritariamente vai ser a prestação de sua mão de obra assalariada, implicando na questão do se planejar ou desenvolver seu lado criativo, mas para ele não se torna algo tão relevante quanto a remuneração recebida que será em favor de suas necessidades, acarretando sua sobrevivência. Assim, o trabalho de um professor, que por muitas vezes tem uma preparação e planejamento (teleologia) para executar suas ações e exercícios posto em sala de aula, o próprio ato de planejamento já é práxis, pois na sua execução podemos ter o resultado através do aluno e a mudança no meio em que convive, tanto materialmente, quanto no seu intelecto, pois é algo que gera reflexões e depois é levada para a vida cotidiana e altera a realidade vivida através do que foi aprendido em aula.
...