A Organização Das Nações Unidas
Resenha: A Organização Das Nações Unidas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlefD • 25/11/2014 • Resenha • 414 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
A Organização das Nações Unidas (ONU) é um órgão que vem trabalhando em benéfico a toda sociedade mundial desde 1945. O processo de criação foi acelerado após a catástrofe e as atrocidades causadas pela Segunda Guerra Mundial, onde milhões de pessoas das mais variadas nacionalidades perderam sua vida no campo de batalha.
Na atualidade a ONU é formada por 193 Estados-Membros, e mantem suas agencias e escritórios espalhados por todo o mundo, cada um cuidando e suprindo suas necessidades e objetivos na busca pelo bem maior da sociedade que é sanar os problemas básicos da sociedade, como miséria, fome, direitos humanos, autodeterminação dos povos, auxilio econômico e social, dentre vários outros fatores humanitários.
Para sanar suas necessidades, as Nações Unidas contam com um seleto grupo de profissionais das mais variadas nacionalidades que trabalham em pró do desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos sociais. Esses órgãos foram estruturados e definidos como Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho de Tutela, Conselho Econômico e Social, Tribunal Internacional de Justiça, Secretariado, dentre outros órgãos adicionais.
A ONU desempenha um papel fundamental na busca por um mundo com nações mais integras e bem organizadas, partindo do principio de igualdade entre todos os povos e nações. Todo o trabalho da organização é feito pela sociedade humana e para a sociedade humana, sem distinção de cultura, biótipo, religião e nacionalidade.
Com trabalho duro e dedicação a ONU tem tirado milhões de pessoas do mapa da fome e da miséria, tem combatido doenças e lutado pela autodeterminação dos povos.
O próximo passo para o desenvolvimento da humidade é a quebra de paradigmas e preconceitos que causam tantos conflitos e guerras entre as nações, dados principalmente pelas diferenças culturais. A luta e o empenho das Nações Unidas em pró do bem estar social é um reflexo da sociedade humana que busca uma participação mais ativa nas relações internacionais objetivando melhores condições de vida.
Acreditamos que a convivência entre os Estados será tão mais
harmoniosa quanto maior for o respeito às normas acordadas
multilateralmente. É somente por meio da negociação e do diálogo
que podemos avançar na solução dos conflitos. Também é por meio
deles que devemos tratar as questões de interesse global, como o
desenvolvimento e o meio ambiente. Não há instituição internacional
melhor aparelhada para executar essas tarefas do que a ONU, o foro
universal por excelência. (AMORIN, 2008, p. 9).
Sabe-se que muito ainda precisa ser feito para conquistar a plenitude das boas relações internacionais, mas sem sombra de duvidas a criação das Nações Unidas foi um passo importantíssimo na busca desse objetivo.
...