Administração Pública
Exames: Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariesSouza • 2/10/2013 • 343 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
Quando se fala em administração pública, normalmente estamos querendo nos referir ao conjunto de atividades que compõem todas as funções desempenhadas pelo Estado que visem organizar a gestão administrativa do Estado em todas as suas instâncias.
Além, das suas funções específicas, a administração pública também, envolve o conjunto de normas e leis que direcionam as ações do governo. A administração pública dever ter como objetivo principal atender às demandas sociais de um país, município ou estado em termos de: saúde, educação, segurança, etc.
Aquelas pessoas que trabalham na administração pública são comumente denominadas de servidores públicos ou funcionários públicos e são em sua essência funcionários do coletivo.A administração pública brasileira tem procurado sistematicamente implementar mudanças desde o início da década 1930 e atingiu o seu ápice com as reformas propostas pelo governo neoliberal nos anos 90. No contexto atual percebe-se que as razões mais evidentes para a reforma do aparelho do Estado estão relacionadas com as questões que envolvem a crise de governabilidade que acabaram por refletir na credibilidade do Estado. Quando falamos em crise do Estado deve-se dar um destaque especial àquelas ocorridas entre as décadas de 1980 e 1990, quando os problemas governamentais se aprofundaram em decorrência da grave da crise fiscal e financeira que se abateu sobre o Estado brasileiro nesse período.
Na atualidade a formulação e a implementação da reforma gerencial observada no cenário brasileiro segue inspirada no modelo do gerencialismo britânico, que por sua vez, recebeu forte influencia dos princípios que fundamentaram o New Public Management (NPM), observa Trosa (2010).
Sapir (2005) enfatiza que em síntese, a NPM está totalmente ligada à melhoria do desempenho - fazer os governos mais conscientes em relação a custos, mais eficientes, eficazes, compreensivos, voltados à satisfação do cliente, flexíveis e transparentes. Na prática, porém, os esforços orientados para mensurar se realmente houve melhoria no desempenho ficaram muito abaixo do esperado.
Convém ressaltar ainda que a crise econômica do início dos anos 80 e 90 impulsionou a implementação de medidas governamentais na tentativa de buscar reduzir despesas com base nas recomendações do "Consenso de Washington". (MATIAS-PEREIRA, 2012).
...